Cinemateca de Curitiba encerra novembro com raridades da Nouvelle Vague da Tchecoslováquia
- admjornale
- há 35 minutos
- 2 min de leitura
24/11/2025

A última mostra de novembro na Cinemateca de Curitiba vai levar o público a uma viagem no tempo e na história cinematográfica do Leste Europeu, com filmes raros. O Grande Cinema da Tchecoslováquia Antes da Primavera de Praga reúne cinco longas-metragens lançados entre 1963 e 1966, período de grande efervescência artística no antigo país. A entrada é gratuita.
A seleção da mostra é inspirada na chamada Nouvelle Vague Tcheca, movimento vanguardista que marcou os anos 1960 e é considerado a era de ouro do cinema tchecoslovaco, tanto pela linguagem visual quanto pela força narrativa.
A produção daquele período ganhou projeção internacional, acumulou mais de 60 prêmios e revelou cineastas que mais tarde se tornariam referência mundial, como Milos Forman (Amadeus e Um Estranho no Ninho). O movimento, no entanto, foi interrompido em 20 de agosto de 1968, quando tanques do Pacto de Varsóvia invadiram o país e levou ao exílio vários diretores.
Os filmes da mostra
Os Amores de Uma Loira
Lançado em 1965, acompanha uma jovem operária que vive um romance passageiro com um músico vindo de Praga. Quando ele parte acreditando que nunca mais a verá, ela decide procurá-lo na capital, para surpresa dele e de sua família. Dirigido por Milos Forman e indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, o longa abre a mostra na quinta-feira (27/11), às 19h.
Trens Estreitamente Vigiados
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, o filme dirigido por Jirí Menzel retrata o cotidiano de um jovem aprendiz em uma estação ferroviária. Entre o trabalho, o amor e as tensões da guerra, ele amadurece ao lado de seu mentor. Exibição na sexta-feira (28/11), às 19h.
As Pequenas Margaridas
A diretora Vera Chytilová conduz a história de duas adolescentes chamadas Marie (Ivana Karbanová e Jitka Cerhová), que, ao perceberem o caos do mundo, embarcam em uma sequência de travessuras anárquicas e destrutivas. O filme será exibido no sábado (29/11), às 17h.
A Pequena Loja da Rua Principal
No drama de 1965, Tono, um camponês, é nomeado inspetor ariano de uma loja administrada por Rozalia, uma viúva judia. A relação entre os dois cresce em meio ao avanço das políticas antissemitas que enviam judeus a campos de trabalho. O filme dos diretores Jan Kadár e Elma Klos ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional e será exibido no sábado (29/11), às 19h.
Um Dia, Um Gato
Uma das obras mais conhecidas do cinema tcheco, apresenta um vilarejo transformado pela chegada de uma mágica e seu gato, capaz de revelar a verdadeira essência das pessoas. Temido pelos adultos e encantador para as crianças, o animal protagoniza uma fábula poética vencedora do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes. O filme dirigido por Vojtech Jasny encerra a mostra no domingo (30/11), às 18h, no mesmo dia em que o diretor completaria 100 anos.
Foto: Divulgação








