top of page

Cinco empreendimentos rurais de São José dos Pinhais integram a Rota Morangos do Paraná

  • admjornale
  • há 30 minutos
  • 3 min de leitura

28/10/2025


ree

São José dos Pinhais agora faze parte da Rota Morangos do Paraná. Cinco empreendimentos rurais integram o projeto lançado oficialmente durante o XI Simpósio Nacional do Morango, realizado no município na última semana. O evento, promovido pela Prefeitura de São José dos Pinhais em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), reuniu pesquisadores, produtores e especialistas de diversas regiões do país para debater o fortalecimento da cadeia produtiva do morango.


A nova rota turística integra propriedades rurais que unem produção agrícola e experiências gastronômicas e de lazer voltadas ao turismo rural. Um dos empreendimentos é a Chácara Vailatti, que oferece o colhe e pague de morangos e degustação, além de sobremesas, como morango com nata.

Para a proprietária Márcia Vailatti, que trabalha com o cultivo de morangos há quatro anos, a expectativa é de que a rota traga ainda mais oportunidades.


“Ficamos felizes em participar desse novo momento para o setor. Com o lançamento da Rota Morangos do Paraná, esperamos dar ainda mais visibilidade ao nosso empreendimento, que tem foco no turismo de experiência, especialmente no sistema de colha e pague. Nossa meta é atingir 100% de aproveitamento da colheita, com toda a produção sendo adquirida diretamente pelo consumidor final”, conta Márcia.

Por meio do Programa Plante Mais, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag), a Chácara Vailatti recebeu mil mudas de morango.


O secretário da Semag, Gastão Vosgerau, destaca a relevância da rota e o compromisso da administração com o fortalecimento do setor. São José dos Pinhais é o principal produtor de morangos em cultivo protegido no Paraná. Somente neste ano, foram entregues mais de 465 mil mudas a produtores locais. Esse apoio é essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar de forma sustentável”, afirma

Com a distribuição de mudas e a assistência técnica oferecida pela Prefeitura e pelo IDR-PR, os agricultores são-joseenses conseguem planejar melhor a produção, investir em novas tecnologias e garantir um produto de qualidade. “Essa parceria fortalece o campo e movimenta a economia local”, conclui Gastão.


Outros empreendimentos são-joseenses que integram a Rota Morangos do Paraná e que oferecem experiências aos visitantes são: Só Morangos, La Choupana, Quinta do Sabor e Florana Café com Flores.

 

Rota Morangos do Paraná


A Rota de Turismo Rural Morangos do Paraná é um roteiro que conecta propriedades rurais e empreendimentos turísticos da Região Metropolitana de Curitiba. Além de São José dos Pinhais, fazem parte do projeto empreendimentos de Araucária, Colombo, Tijucas do Sul e Mandirituba, totalizando 12 estabelecimentos rurais com atividades voltadas ao cultivo e à valorização do morango paranaense.


A iniciativa foi criada para valorizar o cultivo do morango e o trabalho dos agricultores locais, mas já nasce com planos de expansão para outros municípios do estado. O IDR-PR liderou a criação do projeto, com o apoio da Invest Paraná, Sebrae-PR, Senai-PR e outras instituições parceiras.


Segundo Raphael Branco de Araújo, assessor regional de projetos do IDR-PR, o principal objetivo da rota é valorizar a agricultura familiar e promover o desenvolvimento sustentável no meio rural, tendo o turismo como uma atividade complementar de renda.


“Dessa forma, o visitante conhece o processo produtivo e contribui diretamente para o fortalecimento das famílias que vivem do campo, é uma iniciativa de turismo rural que oferece atividades de colhe-pague, degustação de produtos artesanais e conhecimentos sobre o modo de vida das famílias agricultoras. Além disso, os visitantes podem apreciar as paisagens típicas do interior paranaense, combinando lazer, aprendizado e contato direto com a natureza”, afirma.

Os empreendimentos que integram a Rota Morangos do Paraná recebem assistência técnica especializada do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), que atua tanto na melhoria da produção de morangos quanto na estruturação das atividades turísticas. As propriedades participantes são validadas pelo IDR-Paraná, o que garante ao visitante locais preparados para oferecer experiências autênticas, seguras e de qualidade no meio rural.


Simpósio Nacional do Morango


Durante o simpósio, realizado entre quinta (23) e sábado (25), os participantes também visitaram propriedades rurais da região, dentro do Caminho do Vinho, e conheceram iniciativas locais de inovação na produção. Saiba mais sobre o evento clicando aqui e aqui.


Para encerrar as atividades, no sábado, o Parque São José recebeu a primeira Feira Gastronômica de Morangos, que apresentou produtos típicos e experiências gastronômicas ligadas ao fruto.


O lançamento da rota e a realização da feira encerraram três dias de intensa programação técnica, palestras e visitas de campo, consolidando São José dos Pinhais como referência estadual na produção e no turismo rural do morango.

 

Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page