top of page

Cibraco Renova: imóveis antigos são modernizados e ganham velocidade de venda

25/01/2021


Parceria entre Cibraco Imóveis e Nommo Arquitetos valoriza imóveis em até 50%


Tendência na Europa e em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, a renovação de imóveis é uma excelente alternativa para proprietários que pretendem vender ou locar imóveis antigos, incrementando o valor de mercado em até 50%. Em Curitiba, a Cibraco Imóveis, em parceria com o escritório Nommo Arquitetos, trabalhou em alguns cases experimentais nos últimos meses e, em 2021, lança o projeto Cibraco Renova.


“A ideia surgiu pelo próprio DNA da Cibraco. Estamos localizados em uma casa histórica, que foi toda restaurada e sabemos que os imóveis antigos têm um grande diferencial. Por isso, a proposta de prestar essa assessoria imobiliária e técnica, em parceria com arquitetos e engenheiros, para acelerar a venda e locação das casas e apartamentos neste perfil”, afirma o diretor da Cibraco Imóveis, Sidney Axelrud.

A grande vantagem é que, além de valorizar o imóvel financeiramente, a renovação também diminui, em média, pela metade o tempo que ele fica fechado esperando um possível comprador ou inquilino, evitando assim custos fixos como de condomínio e IPTU.

Curitiba tem grande potencial para este segmento com a redescoberta do Centro como moradia, assim como outros bairros nobres (Batel, Bigorrilho, Mercês) - onde se tem ofertas de imóveis a preços atrativos precisando de uma renovação.

Para o arquiteto Hélio Dorta, da Nommo, o que define a equação “perfeita” é localização, qualidade do espaço, boa insolação e ventilação e a reversibilidade de ambientes. “Este processo já existe em todas as grandes cidades, quando se depara com uma conta fácil entre o elevado custo de imóveis novos e o baixo valor de imóveis antigos (muitas vezes ‘caídos’) que precisam ser modernizados”, explica.

Durante o processo de renovação, pode ser feito um resgate de materiais de qualidade já presentes no apartamento, ao exemplo de pisos de madeira maciça, tacos e parquets - ou mesmo um piso de mármore/granito que pode ser restaurado. “É fundamental revisar, substituir as infraestruturas de elétrica e hidráulica e, em muitos casos, pode-se também incorporar novas tecnologias como automações e previsões de ar-condicionado”, complementa Hélio.

Sidney explica que os imóveis que se enquadram neste projeto têm em comum a ótima localização e estar em prédios conceituados e charmosos, que foram arrojados para a época, como os edifícios Vilas Boas, Guadalajara e Canadá. “São ícones de Curitiba, com projetos de arquitetos renomados como Jaime Lerner, Gandolfi, Forte Neto e Elgson Ribeiro Gomes - e que têm como diferenciais o pé direito alto, espaços generosos e iluminados. Com algumas intervenções, conseguimos modernizar o imóvel para as necessidades atuais, sem perder os aspectos originais que são diferencias de venda, trazendo muita liquidez ao antigo proprietário”, complementa Axelrud.

Sobre a Cibraco Imóveis:

A Cibraco Imóveis é a imobiliária mais experiente em funcionamento no Paraná. Atua na parte de venda, locação e administração de imóveis há mais de 70 anos, nos segmentos comercial, residencial e corporativo. Foi pioneira na criação da Rede Imóveis, organização com 12 imobiliárias que atuam em modelo de parceria. Hoje está focada em atualizar o mercado imobiliário, trazendo para seus clientes novas formas de investir e ter bons resultados.


Crédito da foto 2: Brenda Pontes

Últimas Notícias

bottom of page