Casa da infância de Jaime Lerner vira charmoso restaurante no Centro de Curitiba
- admjornale
- há 6 horas
- 3 min de leitura
12/01/2026

Elas uniram forças e talentos para transformar em realidade o sonho de empreender no Centro de Curitiba. Alone Leal, 32 anos, Gabriela Kuhnen Inácio, 32 anos, e Edite de Jesus Ribeiro, 58 anos, comandam desde novembro o charmoso restaurante e café Casa Kurí, que ocupa um endereço emblemático no bairro, a Rua Barão do Rio Branco, 593. No sobrado construído no início do século 20 cresceu Jaime Lerner (1937-2021), ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná
O sonho das três sócias de empreender no bairro está alinhado ao programa Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel em 2025 e que busca redesenvolver a região.
Tudo começou
No fim de 2024, Alone começou a ver uma movimentação diferente no antigo casarão que foi loja e residência da família Lerner. Quem liderava o trabalho de restauro do imóvel era outro apaixonado pelo Centro: o empreiteiro aposentado Arlei Smanhotto, responsável pela revitalização de outras seis Unidades de Interesse de Preservação (UIPs) no bairro. Uma sétima está sendo iniciada.
“Procurei o senhor Arlei e formalizei meu interesse de locação, antes mesmo de finalizada a obra, que por precisar de todo o acompanhamento do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) foi muito minuciosa”, recorda Alone, que inicialmente locou o imóvel para reabrir seu antigo bar, antes no Água Verde.
Passando também em frente ao imóvel, no fim do primeiro semestre de 2025, Gabriela não resistiu em bater na porta e perguntar para a recém-locatária quais eram os planos para o endereço.
“Quando Alone me contou sobre o bar, compartilhei com ela meu sonho, de abrir um espaço de gastronomia que combinasse menu saudável, pertencimento e arte. Assim nasceu o Casa Kurí”, conta Gabriela, formada em psicologia e apaixonada por arte e cultura.
Mas ainda faltava alguém para comandar a cozinha do futuro estabelecimento. Foi aí que Gabriele lembrou que a mãe de sua melhor amiga, além de uma despachante com 30 anos de carreira, também era uma exímia cozinheira que sonhava em compartilhar com mais pessoas pratos com ingredientes frescos.
“Não pensei duas vezes: aceitei o desafio de fazer todo o cardápio, dos pratos do bufê servido no almoço, aos bolos e cuques do café, com minha equipe”, destaca Edite.
Os papéis complementares de cada uma das três sócias foram dando a cara do restaurante e café Casa Kurí. Enquanto Edite prepara o cardápio diário e Alone cuida do serviço atencioso aos clientes no salão principal, cabe a Gabriela cuidar da administração, marketing e criar o ambiente acolhedor e repleto de memórias afetivas do estabelecimento.
O restaurante e café, instalado onde funcionou a loja Casa Felix da família Lerner, encanta pela amplitude, com um pé direito de 4 metros, e uma decoração com obras de arte e itens de coleção dispostos por todo o salão, com destaque para os azulejos antigos garimpados em lojas especializadas.
Em uma das paredes, um presente da família Lerner para as três sócias do Casa Kurí: uma gravura remete à infância do ex-prefeito de Curitiba e eterniza parte do discurso de Jaimer Lerner, proferida por ele ao receber o título de Vulto Emérito da capital em 1980, na Câmara Municipal, que tem sua sede a menos de 50 metros do antigo casarão: “Quero estacionar um pouco na Casa Felix, roupas feitas e armarinhos, Barão do Rio Branco, 593. Nos balcões da loja onde comecei a sonhar e desenhar num mundo de manequins, estampas (...). Nas conversas dos meus pais com os colonos, os operários, os ferroviários, os políticos, aprendi meu país, amado por meus pais, aprendi meus pais: amei a ambos.”
História
O antigo casarão, na Rua Barão do Rio Branco, ocupa um edifício de dois pavimentos, de estilo eclético, que chama a atenção por suas sacadas de ferro batido. O sobrado foi construído no início do século 20 pelo ervateiro Jordão Mader.
No início da década de 1930, a parte de cima era ocupada por inquilinos e, no térreo, funcionava a Casa Félix, loja de roupas, calçados e chapéus, de propriedade do comerciante israelita Felix Lerner, pai de Jaime. Alguns anos mais tarde, o imóvel foi comprado pela família Lerner, em que o casal Elza e Felix criou os filhos Júlio, Jaime, Clarita, Henrique e Lea.
O imóvel foi vendido para Arlei Smanhotto em 2022, que iniciou em seguida a restauração para locação.
Serviço
Casa Kurí Horário: de segunda a sábado, das 11h30 às 14h30 (almoço buffet) e das 15h às 18h30 (café da tarde)Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 593, Centro
Foto: Ricardo Marajó/ SECOM








