top of page

Campo Largo teve chuvas intensas e alerta segue em vigor nesta quinta (22)

  • admjornale
  • 22 de mai.
  • 3 min de leitura

22/05/2025



A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Defesa Civil do município, informa que no período da noite desta quarta-feira, 21/05, ocorreu uma chuva intensa, com rajadas de ventos que chegaram a 65 km/h às 20h28. Das 20h38 às 01h06 da manhã a precipitação total de chuvas somou 28.5 mm.


Apesar da intensidade das chuvas, foram poucas as solicitações de atendimentos recebidas pela Defesa Civil:


1 atendimento de alagamento no bairro Ouro Verde;

1 atendimento de destelhamento no bairro Três Rios;

1 atendimento de destelhamento no bairro Ferraria;

1 queda de árvore em residência e encaminhada para o Corpo de Bombeiros, no bairro Santa Ângela (Ferraria).


O diretor de operações da Defesa Civil Municipal, Maicon de Lima Soares, destaca que a previsão para hoje (22) é de chuva, mas sem previsão de tempestades, e pede atenção redobrada da população, pois há um alerta laranja de vento, raios e granizo atuando na região,  em vigor até hoje à noite. A equipe está a postos para eventuais novos atendimentos e reforça que, em caso de emergência, a população deve acionar o número 199 da Defesa Civil em caso sem vítimas, ou ligar 193 para o Corpo de Bombeiros nos casos com vítimas.


Um cuidado é com riscos oriundos de muita incidência de chuva, como deslizamentos de terras – principalmente em encostas, áreas de barrancos e proximidades de mananciais. A Defesa Civil monitora também, como de praxe, a vazão dos rios. Equipes da Prefeitura Municipal atuam em sinergia nestas ocorrências, envolvendo diversas secretarias municipais. Devido à ventania, hoje a Secretaria de Meio Ambiente registra aumento nos pedidos de coleta e de solicitações de remoção de galhos que estão obstruindo passagens.


Interrupções no fornecimento de energia – A Cocel (Companhia Campolarguense de Energia) informa que o intenso temporal que atingiu Campo Largo e região na noite de ontem causou a interrupção no fornecimento de energia de aproximadamente 15 mil unidades consumidoras, no momento mais crítico. Foram recebidas 1.354 solicitações emergenciais durante o temporal e a energia foi restabelecida ainda durante a noite do dia 21/05 para a maior parte dos consumidores.


O desligamento de dois circuitos foi a ocorrência mais grave, afetando as regiões da Ferraria, Rondinha, Ouro Verde, parte do Centro, Rivabem e bairros próximos. Na Ferraria, três postes quebraram após a queda de árvores na localidade da Vila São Luiz – causando o desligamento do circuito que atende toda a região da Ferraria e Rondinha. Descargas atmosféricas e vegetação sobre a rede causaram o desligamento do circuito que atende Ouro Verde, Rivabem, parte do Centro e bairros próximos. Foram realizadas as manutenções necessárias e cerca de uma hora depois o fornecimento de energia para os dois circuitos foi restabelecido.


Na manhã desta quinta-feira (22) são 36 as ocorrências emergenciais sendo atendidas – casos isolados que afetam um pequeno número de consumidores. Santa Rita, Figueiredo, Cerro do Purunã, Itambezinho, Bateias, Salgadinho e Ferraria são algumas das regiões afetadas. A expectativa é que o fornecimento de energia seja restabelecido para todos os consumidores ainda hoje, mas em algumas localidades os danos ainda não foram avaliados.


Em caso de falta de energia não programada, a Cocel solicita que a população avise por um dos canais oficiais, tendo o número da unidade consumidora em mãos. São eles: o aplicativo Cocel Mobile (gratuito, disponível para Android e iOS), ou o número de Whatsapp (41) 99123-2121, ou via ligação gratuita para 0800-7262121, ou ainda envio de SMS para (41) 99106-9146.


Importante – Receba alertas da Defesa Civil diretamente no seu celular. É simples e gratuito: basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua região para o número 40199 e pronto! Você receberá logo em seguida a confirmação do cadastro no sistema de alerta.


SERVIÇO:


TELEFONES PARA CASOS DE EMERGÊNCIA:


– Defesa Civil: 199 (sem vítimas)


– Corpo de Bombeiros: 193 (com vítimas)


– Guarda Municipal: 153 / (41) 3291-5153 / (41) 99793-0077 (WhatsApp) e também pelo aplicativo gratuito “153 Cidadão”


Foto: Thatiana Bueno / Comunicação PMCL

Comments


Últimas Notícias

bottom of page