Campanha do MPPR contra bullying nas escolas alcança cerca de 40 mil estudantes em todo o Paraná
- admjornale
- há 38 minutos
- 2 min de leitura
03/12/2025
A primeira edição da Campanha #MundoSemBullying do Ministério Público do Paraná contou com a participação expressiva de 37.178 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 277 escolas de todo o estado. A iniciativa, coordenada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação do MPPR, foi promovida de 3 a 14 de novembro, com foco na prevenção e no enfrentamento do bullying e do cyberbullying no ambiente escolar.
A campanha teve o envolvimento de 136 Promotores e Procuradores de Justiça, que ministraram palestras para alunos da rede estadual de ensino de 184 municípios, com o objetivo de promover a reflexão sobre os impactos emocionais e sociais do bullying, estimular atitudes de respeito e empatia, apresentar os canais de proteção disponíveis e discutir a responsabilização dos autores dessas práticas.
Presença do MP
"Os números reforçam a amplitude territorial da iniciativa e ilustram o compromisso das Promotorias de Justiça na difusão de informações qualificadas sobre prevenção e responsabilização em casos de bullying, evidenciando a importância da presença do Ministério Público nos espaços escolares", destaca a Promotora de Justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite, responsável pela ação.
Segundo a Promotora, as ações envolveram estudantes com idades predominantemente entre 12 e 15 anos, faixa etária em que as situações de bullying costumam se manifestar com maior intensidade e exigir estratégias educativas e efetivas de responsabilização.
Data especial
A iniciativa integra as mobilizações em alusão ao Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola, instituído pela Unesco na primeira quinta-feira de novembro. A atuação preventiva e educativa do Ministério Público do Paraná busca assegurar o direito fundamental à educação em um ambiente seguro e surge diante do crescente número de registros de situações de bullying em escolas.
Números
De acordo com a pesquisa "Escola que protege! Dados sobre bullying e cyberbullying", divulgada neste ano pelo Ministério da Educação, 39,1% dos estudantes de 13 a 17 anos, de escolas públicas e particulares, relataram ter se sentido humilhados por provocações de colegas ao menos uma vez nos 30 dias anteriores à realização do levantamento.
Conforme o estudo, entre as meninas, o índice é mais elevado: 43,7% relataram ter sido vítimas, contra 34,4% dos meninos. Entre os adolescentes LGBTQIA+, as situações de bullying são ainda mais frequentes: 90% sofreram agressões verbais, 34% foram vítimas de violência física e 69% afirmaram que, ao procurar a escola para relatar os fatos, consideraram a resposta pouco ou nada eficaz.







Comentários