top of page

Camerata Antiqua de Curitiba realiza concerto em Paranaguá pelos 377 anos da cidade

  • admjornale
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

23/07/2025



A Camerata Antiqua de Curitiba se apresenta em Paranaguá, na quinta-feira (31/7), às 20h, com um concerto em homenagem aos 377 anos da cidade mais antiga do estado. A apresentação será realizada na Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, um dos principais cartões-postais do município. A entrada é gratuita e a Paróquia sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível.


Com direção musical da maestrina Mara Campos e participação da soprano Ornella de Lucca, o concerto integra a programação oficial de aniversário de Paranaguá e oferece ao público um repertório que mescla tradição, espiritualidade e brasilidade, com obras de compositores nacionais e internacionais.


“Levar a Camerata a Paranaguá é uma forma de reconhecer a importância histórica e cultural dessa cidade para o Paraná. É também uma oportunidade de aproximar o público do litoral da música de concerto, levando um repertório escolhido para dialogar com a identidade e a memória do nosso estado”, afirma Janete Andrade, coordenadora da Camerata.


Programa


Na abertura, duas homenagens emblemáticas à identidade paranaense: a Marcha para Curitiba e o Hino do Paraná, ambos compostos por Bento Mossurunga, com versos de Ciro Silva e Domingos Nascimento. As obras resgatam o sentimento cívico e a memória cultural do estado. Em seguida, a soprano Ornella de Lucca interpreta duas das mais conhecidas obras vocais de Heitor Villa-Lobos: a Ária (Cantilena) das Bachianas Brasileiras nº 5 e a Melodia Sentimental, retirada da trilha sinfônica Floresta do Amazonas.


O programa segue a Valsa Acadêmica, de Brasílio Itiberê, em versão para cordas de Ernani Aguiar, e com Bajulans, do mestre colonial Manoel Dias de Oliveira. A sonoridade barroca retorna com And He Shall Purify e o célebre Hallelujah, do Messias de Händel, além da espiritualidade de Jesus bleibet meine Freude, de Johann Sebastian Bach.


Também compõem o concerto duas obras contemporâneas que exploram a expressividade coral: o Benedictus da Misatango, do argentino Martín Palmeri, que funde liturgia e tango, e The Ground, do norueguês Ola Gjeilo, uma peça extraída da Sunrise Mass. A música brasileira atual está representada em Sina de Cantador, de Edmundo Villani-Côrtes, com poesia de Júlio Bellodi.


Paranaguá


Paranaguá, fundada em 1648, é berço de riquezas culturais e naturais. Além de abrigar o maior porto do Paraná, preserva um centro histórico com igrejas coloniais e monumentos que testemunham o passado luso-brasileiro. O concerto na Catedral, símbolo arquitetônico da cidade, celebra esse patrimônio ao unir arte e fé em um momento de celebração e contemplação.


Sobre o grupo


A Camerata Antiqua de Curitiba, grupo mantido pela Prefeitura de Curitiba e pela Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), é referência nacional na música de concerto. Com meio século de história, destaca-se por sua versatilidade ao interpretar desde o repertório sacro renascentista até composições contemporâneas, sempre com excelência artística.


Serviço


Camerata Antiqua de Curitiba

Direção musical: Mara Campos

Soprano solo: Ornella de Lucca

Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário – Paranaguá (R. Prof. Cleto, 26 – Centro Histórico)

31 de julho (quinta-feira), 20h

Entrada gratuita (sugestão: 1 kg de alimento não perecível)


Foto: Daniel Castellano/SECOM (arquivo)

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page