top of page

Bons Olhos supera metas de atendimentos e amplia acesso à saúde ocular de estudantes

  • admjornale
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

21/08/2025


ree

O Programa Bons Olhos Paraná ultrapassou o número de atendimentos oftalmológicos previstos em alunos do 1º ao 9º ano da rede pública do Estado.


Desde o início das atividades, em abril de 2025, até esta semana, a iniciativa já realizou 74.759 atendimentos, superando em 11,37% a meta inicial estabelecida de 67.128 procedimentos. A ação foi criada pelo Governo do Estado e é executada por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef).


Outro destaque na execução do programa é a realização dos testes ortópticos, que avaliam a movimentação ocular e ajudam a identificar problemas como estrabismo. A meta inicial previa 14.500 testes, mas o número de procedimentos realizados chegou a 49.635, ultrapassando a meta em mais de 325%.


A iniciativa segue com atendimentos até o dia 5 de setembro para atingir outros objetivos estabelecidos. É o caso da seleção para consultas oftalmológicas, que alcançou 12.262 estudantes, com 84,57% da meta cumprida. Os chamados pacotes básicos de consultas, assim como exames especializados como retinografia, biomicroscopia de fundo de olho e mapeamento de retina, somaram 10.407 atendimentos cada, o que corresponde a 71,77% da meta estipulada para essas etapas. 


Já as triagens oftalmológicas nas escolas, etapa inicial do processo, alcançaram 49.635 alunos, o que representa 73,94% da meta prevista.


Criado pelo governo estadual com o objetivo de garantir o acesso gratuito a exames oftalmológicos e óculos de grau para alunos do Ensino Fundamental, o programa vem se destacando como uma das principais iniciativas de saúde preventiva voltada a crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Além disso, contribui para melhoria do desempenho escolar.


É o que diz o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. “Os benefícios do Bons Olhos Paraná vão além da assistência médica. A iniciativa representa uma transformação concreta na vida dos estudantes, pois garante condições para que eles possam aprender com mais autonomia e dignidade, superando barreiras causadas por dificuldades de visão que frequentemente comprometem o desempenho escolar”, explica.


Financiado com R$ 5,5 milhões do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), com deliberação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PR), o Bons Olhos Paraná atende estudantes de 93 municípios paranaenses, com idades entre 6 e 17 anos. A proposta do programa vai além da correção visual: trata-se de uma estratégia de prevenção de doenças oculares e promoção da inclusão social, contribuindo para a melhora do rendimento escolar e para o fortalecimento da autoestima dos alunos.


ÓCULOS – Na etapa final do processo, após o diagnóstico realizado por especialistas, os estudantes recebem óculos de grau com lentes antirreflexo e armações de acetato, que oferecem conforto e durabilidade. Até o momento, 6.377 alunos já foram beneficiados com os óculos. Desses, 3.657 já receberam os equipamentos, 1.041 estão prontos para entrega e 1.679 encontram-se em fase de confecção. A meta do programa é entregar 10.900 óculos até o final do mês de setembro. 


Foto: SEDEF-PR


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page