top of page

BNDES será parceiro de Curitiba na modelagem da nova concessão do transporte

  • admjornale
  • 11 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

11/05/2023



O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) será parceiro de Curitiba na modelagem da nova concessão dos serviços de Mobilidade e Transporte prevista para 2025.


Nessa quarta-feira, dia 10, em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), uma equipe operacional do banco discutiu a estratégia de trabalho com técnicos do município e apresentou um cronograma de ações.


O processo envolve etapas de estudo, diagnóstico detalhado da RIT, apresentação de cenários para a reestruturação do transporte e a formatação do modelo, considerando as metas de descarbonização definidas no Plano de Ação Climática de Curitiba (PlanClima).


“Temos o compromisso do prefeito Rafael Greca de estruturar uma modelagem adequada de um novo sistema de mobilidade sustentável, de baixo custo e com qualidade. Por isso, queremos trazer o BNDES, com quem já temos parceria de sucesso em PPP, para a modelagem da concessão", afirmou o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.


Contamos com a expertise e a credibilidade do banco para a definição de um modelo consistente, com foco na mudança da matriz energética, a racionalização do sistema para a redução de custos e a definição de uma tarifa atraente ao usuário”, disse Jamur.


De acordo com a gerente de Projetos do BNDES, Fernanda Cotta, o projeto de Curitiba é elencado como prioridade por ser de eletromobilidade. “A sustentabilidade precisa estar incluída, necessariamente. O papel do BNDES é também estimular a indústria nacional. Nossa meta é a de chegar a um leilão de concessão. Trabalhamos para a montagem de um modelo viável, que tenha atratividade, mobilize a capacidade da indústria nacional e consiga atrair players”, observou.


Na reunião, Fernanda foi acompanhada por Flávia Pereira e Servio Nascimento, também da coordenação de projetos do BNDES; do chefe do departamento Jurídico, Vitor Filgueiras; do gerente Jurídico, Rafael Randerson; da advogada Manuela Imbroisi; e também do chefe do Departamento Comercial do banco, Ian Ramalho; e do gerente Comercial, Mário Miranda.


Também participaram a assessora de Investimentos do Ippuc, Ana Jayme; o assessor de Mobilidade, Cléver de Almeida; o diretor de Operações da Urbs, Aldemar Venâncio Martins; o gestor da área de Operação do Transporte Coletivo, Sérgio Oliveira; o gestor da área de Desenvolvimento, Inovação e Criação, Thiago Marquardt; e integrante da área de Fiscalização do Transporte, Claudinei Moro.


Foto: Fábio Decolin/SMCS



Comments


Últimas Notícias

bottom of page