Blitz educativa instala antenas corta-pipas para proteger motociclistas contra acidentes com cerol
- admjornale
- há 2 horas
- 3 min de leitura
19/01/2026

A Escola Pública de Trânsito de Curitiba, ABC Trânsito, realizou na manhã desta segunda-feira (19/1) a primeira blitz educativa da campanha A moto mais mortal do mundo, no Centro Cívico.
A ação contou com distribuição de material educativo para conscientização dos motociclistas sobre segurança no trânsito e também com a implantação de antenas corta-pipas nas motocicletas. Cerca de 3.500 antenas serão instaladas gratuitamente nas blitze educativas itinerantes da campanha até o mês de abril, com o intuito de reforçar a segurança dos motociclistas.
O motoboy Alexandro Miranda trabalha há mais de cinco anos com entregas e ainda não tinha instalado a antena corta-pipas na sua motocicleta.
“Eu quase fui atingido por um fio de cerol que cortou o capacete e quase atingiu meu olho. Agora com a antena corta-pipas estou mais seguro, e para andar na estrada é bem importante ter essa proteção”, afirmou Miranda.
Gustavo Henrique Padilha trabalha com serviços de motofrete e destacou a importância da instalação do equipamento de proteção na sua moto durante a blitz, para garantir a sua segurança. No trabalho, ele quase sofreu um acidente com uma linha de cerol que chegou a cortar a jaqueta.
“Os meninos deixaram a pipa cair e a linha passou muito perto da altura do meu pescoço, a minha jaqueta ficou com a marca do cerol. Corremos um risco diário de acidentes com fios ou linhas de cerol durante o dia a dia do nosso trabalho, e esse equipamento vai trazer mais segurança. É um bom produto para nossa proteção”, ressaltou.
A diretora da Escola Pública de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio, explica que a instalação da antena corta-pipas é obrigatória nas motos utilizadas para o transporte de cargas e de passageiros, conforme previsão do Artigo 139 A, do Código de Trânsito Brasileiro, e conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran).
“Nas blitze educativas abordamos os motociclistas para conscientizá-los de que a mudança comportamental no trânsito precisa existir, e além disso eles recebem uma antena corta-pipas, que salva vidas. É um item obrigatório para os motociclistas que realizam transportes de cargas e de passageiros, e para os outros que utilizam a moto para lazer e para deslocamento para o trabalho é um item recomendável. A antena corta-pipas serve para proteger o motociclista e passageiros de linhas com cerol, que causam ferimentos graves e até fatais, com cortes no pescoço ou nos braços”, alertou Sampaio.
O motoboy Fernando Rodrigues participou da blitz e aprovou a campanha. "Esse trabalho de conscientização mostra a preocupação com a vida dos motociclistas e com os acidentes que podem acontecer com as linhas de cerol”, afirmou.
A moto mais mortal do mundo
A campanha educativa sobre segurança no trânsito intitulada A moto mais mortal do mundo busca conscientizar sobre os riscos nas ruas, estimular comportamentos seguros e reforçar a importância da prevenção para a redução de feridos e mortes, especialmente entre motociclistas — um dos grupos mais vulneráveis no trânsito.
Uma moto foi construída com peças e pedaços de outras 12 motos envolvidas em acidentes com vítimas fatais na cidade. O veículo é o ponto de partida da campanha, que apresenta as histórias por trás de cada perda e reforça a importância da segurança e da prudência no trânsito.
A campanha busca conscientizar sobre os riscos nas ruas e estimular comportamentos seguros no trânsito de Curitiba.
A moto é nosso modal mais crítico em acidentes e fatalidades, registramos uma morte de motociclista a cada 5 dias em Curitiba. Vamos trabalhar todos juntos para que nenhuma morte aconteça mais na cidade”, enfatizou o novo superintendente de Trânsito de Curitiba, Gustavo Garrett.
Foto: Hully Paiva/SECOM









Comentários