Balé Teatro Guaíra vai à Dinamarca e a quatro cidades do Paraná
- JORNALE
- há 2 dias
- 2 min de leitura
12/08/2025
Temporada 2025 encerra em dezembro, com "O Quebra-Nozes", no Guairão

O público terá a chance de prestigiar grandes espetáculos do Balé Teatro Guaíra (BTG) em Curitiba e em outras três cidades paranaenses ainda neste segundo semestre. Além disso, em agosto, parte da companhia viaja para a Dinamarca, onde estreia um novo espetáculo e dá mais um passo para a consagração do grupo no cenário mundial da dança profissional.
Na agenda dos próximos meses, há espetáculos já conhecidos, como “V.I.C.A” e “Contraponto: Anima – Imensidão Adentro & Castelo”, que foi indicado na semana passada ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), um dos mais importantes reconhecimentos das artes no Brasil.
Integram a agenda do semestre também as já tradicionais apresentações de “Lendas Brasileiras” (em conjunto com a Orquestra Sinfônica do Paraná) e “O Quebra-Nozes”, cujo elenco é formado por músicos, bailarinos e estudantes de todos os corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra.
CIRCULAÇÃO PELO PARANÁ - O BTG lotou a plateia do Cine Teatro Mauá, em Arapongas, na sexta-feira (8). O público apreciou a apresentação de “V.I.C.A.”, de Lili de Grammont, e “Castelo”, de Alessandro Sousa Pereira, no encerramento do Festar: Som do Rouxinol, festival dedicado à valorização da música no município.
Para Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, a apresentação teve um significado especial. “Fomos muito bem recebidos na cidade. O espetáculo aconteceu em um espaço que foi inaugurado há 24 anos, o antigo Velho Cinema Novo, hoje Cine Teatro Mauá. Eu estava naquela inauguração, foi emocionante ver o teatro bem cuidado, vivo e com uma programação intensa", contou ele. Áldice também se reuniu com secretários de cultura de Ibiporã, Ivaiporã e Apucarana para tratar de futuras apresentações.
As mesmas montagens seguem na próxima semana (dias 21 e 22) para Jacarezinho, na abertura do Festival EnCena 2025, no Teatro CAT – Conjunto de Amadores de Teatro. Os eventos têm entrada gratuita e contam com medidas de acessibilidade: tradução para Libras, audiodescrição e abafadores de ruídos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Коментари