Bailarinos se preparam para a estreia do imperdível balé O Quebra-Nozes nas Ruínas de São Francisco
- admjornale
- há 39 minutos
- 4 min de leitura
05/12/2025

O palco ao ar livre já está montado no cartão-postal do Centro Histórico para a estreia, no próximo dia 10 de dezembro, de um dos espetáculos gratuitos mais concorridos e belos da programação de fim de ano da capital. A apresentação do balé O Quebra-Nozes, nas Ruínas de São Francisco, costuma arrancar aplausos em vários momentos da dança. Para que a encenação seja ainda mais inesquecível, no Natal de Curitiba 2025, os 58 bailarinos da Curitiba Cia de Dança já estão terminando os ensaios e realizando as provas finais de figurinos.
Neste ano, uma boa notícia é que serão duas sessões gratuitas por noite, às 18h30 e 20h30, na arena do bairro São Francisco. Não é preciso agendamento, mas chegue cedo, pois o espaço da plateia é limitado e costumam ocorrer filas na Praça João Cândido. Ao lado do palco, uma árvore de luz de 15 metros completa o belo cenário formado pelas ruínas e o Belvedere.
A montagem da obra-prima da dança clássica, criada em 1891 pelo compositor russo Piotr Tchaikovski, conta com a participação especial de Ana Botafogo, uma lenda viva do balé brasileiro, e tem direção geral e artística assinada por Nicole Vanoni, diretora da Curitiba Cia de Dança. A diretora destaca a dedicação da companhia e da equipe em entregar uma apresentação impecável. Os ensaios e preparações estão ocorrendo desde outubro para garantir uma produção de alto nível, repleta de magia.
“O Quebra-Nozes já perdeu os dentes de leite, pois são oito anos nos apresentando no Natal de Curitiba. Assim, estamos caminhando para uma estabilidade estrutural e técnica. Todo ano mudamos alguma coisa e trazemos algo novo, mas para descobrir tem que ir assistir”, ressaltou a também fundadora da Curitiba Cia de Dança.
A versão do balé de repertório clássico é apresentado com a mesma coreografia e música em todas as partes do mundo. Bailarinos de vários estados brasileiros participam da produção e fazem parte da companhia.
No total, são mais de 200 pessoas envolvidas em todo o processo que vai desde a montagem do palco no local histórico até a confecção do figurino. A costureira Regina Zahn trabalha há cinco anos na Curitiba Cia de Dança e acha o Natal a época mais linda do ano. “Nós fazemos a produção das roupas antes, agora é a parte dos ajustes e de peças novas. Eu amo todos as apresentações, mas o Quebra-Nozes é inesquecível, cada ano ele é maior”, explicou a costureira.
Elenco recheado
Os protagonistas da história centenária são Clara e o Quebra-Nozes, além dos vários outros personagens que fazem parte das aventuras da dupla. A menina Clara é interpretada pelas bailarinas Ray Guimarães e Natália Taliani, enquanto o icônico Quebra-Nozes é performado por Felipe Bueno e Gabriel Mattoso.
“Sempre é emocionante se apresentar nas Ruínas cheias de gente. Muito legal ter tantas pessoas nos assistindo, ainda mais em um clássico com tema natalino tão feliz”, destacou a bailarina Ray Guimarães.
Todo o enredo do balé se inicia na noite de Natal, com o presente dado à Clara por seu tio Drosselmeyer. O bailarino Hamilton Félix, além de atuar como o tio mágico, é assistente de direção e coordenador de ensaio. “É um espetáculo muito grande, assim como a preparação. Como é um balé que tem muitos apetrechos e troca de figurinos, sempre temos que nos preparar para nos apresentarmos à altura desse clássico”, comentou.
A bailarina Ana Botafogo, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, faz parte do espetáculo como a mãe de Clara, a Senhora Stahlbaum. A carioca também foi a bailarina principal do Teatro Guaíra e tem uma carreira reconhecida internacionalmente. Atualmente, ela está no elenco de jurados fixos da Dança dos Famosos, do Domingão do Huck, da Rede Globo.
“É o encantamento e a magia do Natal, com uma equipe artística fantástica e também com a música maravilhosa de Tchaikovski”, apontou a renomada bailarina.
Além disso, O Quebra-Nozes da Curitiba Cia de Dança conta com a participação dos primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Juliana Valadão.
Obra-prima
O Quebra-Nozes é um dos três balés compostos pelo compositor russo Piotr Tchaikovski, em 1891. Apresentado pela primeira vez em dezembro do ano seguinte, em São Petersburgo, baseia-se na versão do escritor Alexandre Dumas, de um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, chamado O Quebra-Nozes e O Rei dos Camundongos.
Tradicionalmente encenado na época natalina, a história é repleta de fantasia e conta as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como soldado, que protege a menina Clara. O balé é dividido em dois atos e se tornou um clássico do Natal no mundo todo.
Serviço
Balé O Quebra-NozesDatas: 10 a 14 de dezembroDias e horários: quarta a domingo, às 18h30 e 20h30Local: Ruínas de São Francisco, São FranciscoEntrada gratuita
Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Favretto, Abrasel-PR, Super Muffato, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.
Foto: José Fernando Ogura/SECOM








