top of page

Ações adotadas por Curitiba para buscar a neutralidade de carbono são apresentadas à delegação internacional

  • admjornale
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

07/11/2025


ree

As ações desenvolvidas e implantadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente para tornar Curitiba uma cidade neutra em emissões de carbono até 2050 foram apresentadas, na manhã dessa quinta-feira (6/11), para uma delegação internacional formada por representantes de instituições de três países: Universidade Nacional de Medellín (Colômbia), Universidade de Bogotá (Colômbia), Universidade Estadual de Michigan (Estados Unidos) e a Universidade Federal do Paraná. Todos integram o grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Pensilvânia (Penn State), voltado ao estudo das mudanças climáticas, com o enfoque na mitigação e adaptação e os mercados de carbono.


A comitiva foi recebida pela secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, e pela equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “Mostramos o trabalho que estamos fazendo com o nosso Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas - PlanClima e como trabalhamos para atingir nossas metas para tornar Curitiba cada vez mais resiliente às mudanças climáticas”, explicou Marilza.


Durante a reunião com o grupo, a secretária ressaltou as parcerias estratégicas com instituições internacionais, como Iclei - Governos Locais para Sustentabilidade e rede C40 Cities, e com agências de financiamento como a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Entre os destaques, a secretária apresentou as ações do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), com ênfase em iniciativas como a ampliação das áreas verdes — por meio do projeto Meio Milhão de Árvores e da criação de novos parques —, a transição energética, com a Pirâmide Solar de Curitiba e a instalação de painéis solares em terminais de ônibus e prédios públicos.


Também foram mencionados avanços na descarbonização do transporte público, com a nova licitação que prevê a implantação de ônibus elétricos, além das ações em segurança alimentar e nutricional, como as hortas urbanas e as duas fazendas urbanas, a reserva hídrica do futuro, Hipervisor Urbano e o programa de Gestão Climática Bairro Novo do Caximba.


Novos projetos


Marilza Dias também apresentou os projetos em desenvolvimento, entre eles o Ecodistrito Belém e a elaboração do Mercado Municipal de Carbono, conduzido pelo Departamento de Mudanças Climáticas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Esse programa tem a assessoria do professor Carlos Sanquetta, que estava chefiando a delegação internacional na manhã dessa quinta-feira (6/11).


O encontro foi marcado pela troca de experiências e por um diálogo produtivo com os visitantes, que informaram que após uma série de visitas técnicas, nos Estados Unidos, na Colômbia e na Argentina, eles escolheram Curitiba como último destino, por ser uma das cidades referências, das ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.


O superintendente de Controle Ambiental, Ibson Campos, e o diretor de Mudanças Climáticas, Felipe Ehmke, também participaram da reunião.

 

 

Foto: Divulgação


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page