29/05/2023
Cannabis seria transportada em avião por homem que foi preso
A Polícia Federal prendeu na manhã deste sábado, dia 27, uma pessoa que estava prestes a transportar 290 quilos de skunk, um tipo de maconha concentrada, num avião que pertence a Igreja do Evangelho Quadrangular, em Belém (PA).
Segundo a PF, o entorpecente seria levado de avião monomotor para fora do Estado, mas antes da decolagem foi realizado o flagrante, em um hangar de voos particulares do Aeroporto Internacional de Belém.
A Igreja do Evangelho Quadrangular seria a proprietária da aeronave. Em comunicado oficial, a igreja afirmou ter acionado a Polícia Federal assim que tomou conhecimento do conteúdo ilícito que seria transportado pelo suspeito. Essas informações foram publicadas pela Revista Forum, DCM, pelo jornalista Diogenes Brandão, O Fuxico Gospel, Z1 Portal e Noroeste News.
Segundo Paulo Bengtson, membro do conselho nacional e estadual da Igreja Quadrangular, o avião é usado há três anos pela igreja para transporte dos pastores pelo estado do Pará e também de pessoas doentes, quando necessário. Paulo é filho do ex-deputado federal e pastor, Josué Bengtson.
O crime
A partir de informações de inteligência, soube-se que havia um carregamento de entorpecente com plano de voo a Petrolina (PE). Minutos antes da decolagem, prevista para 7h30, o responsável pela droga foi abordado, enquanto caminhava do pátio à aeronave. Ao ver a polícia, correu para fora do aeroporto mas foi alcançado.
A cannabis ocupava todo o espaço que sobrava na aeronave, além dos assentos para um passageiro e o piloto. Detalhes da circunstância do crime serão investigados a partir de inquérito aberto.
O homem foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de drogas. O piloto não foi preso, pois não foi verificada participação dele no crime. A aeronave foi apreendida, assim como o celular do preso.
Foto: Divulgação PF
Commenti