Audiência debate contagem pública de votos
- JORNALE
- há 10 minutos
- 1 min de leitura
20/11/2025
A audiência na Assembleia foi proposta pelo deputado Ricardo Arruda

A contagem pública de votos foi o tema de uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (19). De acordo com o proponente, deputado Ricardo Arruda (PL), o objetivo foi ampliar o debate democrático sobre mecanismos de transparência na apuração, reunindo especialistas, juristas e representantes de movimentos sociais que defendem a medida e lotaram o Auditório Legislativo da Casa de Leis.
“Vimos a confusão que foi a última eleição. A população não acreditava no resultado, pairou muita dúvida quanto à urna eletrônica. A contagem pública de votos é constitucional, então essa luta é pelo voto impresso também. A gente tem que dar estabilidade ao país; a população tem que ter tranquilidade na hora de votar. E o que dá tranquilidade é ter a contagem pública do voto. É algo tão simples e constitucional, eu não sei por que estão evitando tanto isso no nosso Brasil”, afirmou o parlamentar.
“Desde 1996 passamos a ter um voto que não sabemos se foi mesmo registrado para o candidato que escolhemos. Duvido que uma pessoa que pense a respeito do voto fique tranquila. A população não tem o hábito de fazer leituras jurídicas, dos conceitos, do que é voto, do que é sufrágio”, afirmou a procuradora federal aposentada do Estado do Mato Grosso do Sul, Miriam Gimenez, representante da área jurídica.








