Atleta curitibano conquista a medalha de ouro no judô nos Jogos Pan-Americanos Júnior em Assunção
- admjornale
- há 19 horas
- 2 min de leitura
13/08/2025

O atleta Gustavo Milano conquistou, nessa terça-feira (12/8), a medalha de ouro no judô categoria -100kg nos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025. Milano derrotou Daniel Liubimovski, dos Estados Unidos, e garantiu o lugar mais alto do pódio na competição que marca o início do ciclo para os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028.
Além do americano na final, o caminho até a medalha passou por Gustavo Canizalez, da Venezuela, e Zail Ramirez, de Cuba. Em uma disputa emocionante, o curitibano aplicou um Yuko, menor pontuação do judô, nos minutos iniciais e administrou a vantagem durante o restante do confronto. Com a conquista, Milano já garante vaga direta para os Jogos Pan-Americanos Lima 2027.
Gustavo é beneficiado pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, junto a outros dois atletas da delegação brasileira. O programa prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para investimentos diretos em projetos esportivos e paradesportivos. O diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Mário Augusto Fontoura Júnior, destacou a vitória do atleta.
“A conquista do atleta Gustavo Milano é um orgulho para Curitiba e para o nosso Programa de Incentivo ao Esporte que agora brilha ainda mais no mapa esportivo internacional, graças ao talento e ao esforço de seus atletas”, comentou.
A competição para atletas entre 12 e 23 anos começou no dia 9 e segue até 23 de agosto. As provas ocorrem nas cidades de Assunção, Luque, Ypacaraí, San Juan del Paraná e Encarnación. O Brasil conta com 369 atletas em 39 modalidades e busca o bicampeonato. Na primeira edição, na Colômbia, o país obteve a marca de 164 medalhas, sendo 59 de ouro, 49 de prata e 56 de bronze.
Foto: Alexandre Loureiro/Confederação Brasileira de Judô
Comments