Araucária regista caso de raiva em morcego e alerta para cuidados
06/11/2026
Este é o segundo caso positivo registrado no município somente neste ano

A confirmação de um caso de raiva em um morcego encontrado no Parque Cachoeira em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, reforça a importância de alguns cuidados ao encontrar esses animais. Este é o segundo caso positivo registrado no município somente neste ano.
Por estar em uma região de Mata Atlântica, Araucária tem a presença de morcegos em áreas verdes e até em construções, o que não é motivo de preocupação por serem animais que fazem parte do equilíbrio ambiental. O alerta do município é para situações em que eles são encontrados caídos, imóveis ou com sinais de debilidade, já que esse comportamento pode indicar que estão doentes.
Precaução
Quem encontrar um morcego nessas condições não deve tocá-lo. A recomendação é cobrir o animal com um balde ou uma caixa de papelão para evitar que ele se movimente pelo local e avisar a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), pelo telefone (41) 3614-7767.
A análise desses animais também ajuda a identificar a circulação do vírus da raiva no ambiente e permite que medidas de prevenção sejam adotadas antes que outras pessoas ou animais sejam expostos.
Procure atendimento
Qualquer contato físico direto com um morcego exige atenção. Quem tocar em um morcego deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. A equipe fará a avaliação e indicará, se necessário, o início do protocolo de prevenção contra a raiva.







Comentários