top of page

Após crise com Milei, Espanha retira "definitivamente" embaixadora na Argentina

Trata-se do último passo antes de uma ruptura diplomática completa entre os dois países


21/05/2024


O governo da Espanha anunciou nesta terça-feira (21) que está retirando de forma "definitiva" sua embaixadora em Buenos Aires. Trata-se do último passo antes de uma ruptura diplomática completa entre os dois países, o que revela a gravidade da crise aberta com o discurso do presidente argentino, Javier Milei, no último sábado (18), atacando o governo de Pedro Sanchez e acusando de "corrupta" a mulher do primeiro-ministro espanhol.


A fala foi feita durante um comício organizado pela extrema-direita espanhola, em Madri. Milei viajou até a Espanha, mas se recusou a se reunir com o governo local e optou apenas por dar seu apoio para a oposição, herdeira do movimento franquista.


Nesta terça-feira, diante do contexto, o chanceler espanhol, José Manuel Albares, anunciou que a embaixadora "fica definitivamente em Madri". Milei respondeu à decisão, ampliando os ataques contra os espanhóis. "É um absurdo típico de um socialista arrogante", disse o argentino.


"Ele é tão fatalmente arrogante que se sentiu aludido por um problema pessoal, em uma frase que não tinha nomes. Portanto, o problema é do Sr. Pedro Sánchez, e a partir daí faz uma escalada diplomática absolutamente sem sentido."


"Ele acha que é o Estado? Isso é muito totalitário, muito socialista", acrescentou Milei.


Milei esperava voltar para Madri no dia 21 de junho. Mas agora o governo espanhol avalia impedir que a viagem ocorra, ou que ele não seja recebido por autoridades.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page