top of page

Aplicativo do 156 cresce em número de registros

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • há 22 minutos
  • 2 min de leitura

18/05/2025


Ferramenta torna-se o principal canal de comunicação com a Prefeitura



Um canal de comunicação com a Prefeitura de Curitiba na palma da mão. Lançado em 2019, o aplicativo da Central 156 é utilizado por cidadãos para tirar dúvidas e solicitar serviços para a administração municipal. Desde que foi lançado, consolidou-se como o canal preferido da população curitibana e hoje representa mais de 90% dos contatos que chegam pelo 156, que além do app também conta com atendimento via telefone, chat e portal.

 

“O aplicativo 156 tem o objetivo de estar cada vez mais próximo do cidadão, facilitando a sua comunicação com a administração pública. E isso, sem dúvida, está sendo atingido ao longo desses seis anos. Através do app, o cidadão consegue abrir um pedido, inclusive com o envio de foto, acompanhar suas solicitações e consultar informações”, afirma o secretário do Governo, Marcelo Fachinello.

 

Para se ter ideia, segundo dados do mês de abril de 2025, a Central 156 – em seus quatro canais – totalizou 1.519.664 atendimentos recebidos. Destes, quase 92% foram pelo aplicativo. O telefone corresponde a 7,47%; o portal, 0,49%; e o chat, 0,30%. Enquanto o número de contatos recebidos pelo aplicativo registra um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior, todos os outros canais tiveram queda.

 

Para o gestor da Central 156, Willian Jonderlan, os dados refletem também o perfil do público e suas demandas mais frequentes. “Percebemos pelos números que cada canal tem um perfil mais direcionado de atendimento. O app, por exemplo, é muito utilizado para solicitação de informações. Já o telefone é o canal mais utilizado quando o cidadão quer fazer o pedido de um serviço”, conta.

Últimas Notícias

bottom of page