Amin afirma que STF e TSE tinham conhecimento do risco de invasão no 8 de janeiro
- admjornale
- 7 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
07/06/2023
Senador lembrou das mensagens de alerta que funcionários das Cortes teriam recebido

Durante uma sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os protestos ocorridos em Brasília, o senador Esperidião Amin (PP-SC) afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estavam cientes dos riscos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.
O congressista pediu acesso e a quebra de sigilo dos relatórios de inteligência pertencentes a uma comissão do Congresso.
Além disso, solicitou à relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que inclua os 11 alertas feitos desde 6 de janeiro sobre a possibilidade de invasão do Congresso, do Judiciário e do Palácio do Planalto em seu relatório.
O objetivo da CPMI é investigar os eventos ocorridos durante os protestos em Brasília e as possíveis falhas nas medidas de segurança. Esperidião Amin ressaltou a importância de acessar os relatórios de inteligência para uma compreensão abrangente dos acontecimentos e a necessidade de incluir os alertas nos registros oficiais da comissão.
Essas declarações do senador lançam luz sobre a possibilidade de que as autoridades do STF e do TSE já tivessem conhecimento dos riscos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes na data mencionada.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Comments