Agosto Dourado: São José dos Pinhais reforça importância da doação de leite materno
- há 11 minutos
- 2 min de leitura
12/08/2026

Durante o Agosto Dourado, mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, São José dos Pinhais reforça a importância da doação de leite materno para bebês internados na UTI neonatal. O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital e Maternidade São José (HMMSJP) tem como meta receber 10 litros de leite por semana, mas atualmente a média de doações é de apenas 3 litros.
O serviço atua diariamente na coleta, pasteurização e distribuição do leite doado por mães saudáveis para recém-nascidos que, por diferentes motivos, não podem ser amamentados pelas próprias mães. Desde sua inauguração, em 2017, o Banco de Leite já beneficiou centenas de recém-nascidos, contribuindo para a recuperação e o desenvolvimento dos bebês internados.
A importância do aleitamento materno
O leite materno é considerado o alimento ideal para o bebê, pois fornece nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento, além de anticorpos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. A amamentação também contribui para a redução do risco de doenças e fortalece o vínculo entre mãe e filho.
Durante o Agosto Dourado, a campanha busca ampliar a conscientização sobre a importância do aleitamento e também incentivar a doação de leite materno, especialmente para recém-nascidos que estão internados e não têm acesso ao leite da própria mãe.
Quer se tornar uma doadora?
As mães que desejam doar leite materno podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano para receber orientações sobre o processo e verificar as condições necessárias para realizar a doação.
Após o cadastro, a equipe do serviço orienta a doadora sobre a coleta e fornece os frascos adequados. A retirada do leite é realizada diretamente na residência da doadora, com coleta e entrega dos frascos semanalmente. Depois de recebido, o leite passa por um rigoroso processo de pasteurização e análise microbiológica antes de ser disponibilizado aos bebês internados na unidade neonatal.
As interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelo telefone (41) 3283-5522, ramal 280, ou pelo e-mail bancodeleite@sjp.pr.gov.br. O Banco de Leite Humano funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e está localizado na Rua Coronel Luiz Victorino Ordine, nº 1.747, nas dependências do Hospital e Maternidade Municipal.
Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais







Comentários