top of page

A Gravidez na era pós-moderna

27/11/2020


As novas configurações familiares e a tecnologia em prol de uma gestação segura



A maternidade na era pós-moderna está bem diferente das décadas passadas. E não é só a questão da idade mais avançada das mães, que em muitos casos precisam de um tratamento assistido para ajudar na realização do sonho de ser mãe.

Atualmente existe uma mudança da configuração familiar, que em determinados casos, cada vez mais comuns, são formados casais homossexuais, que recorrem à reprodução assistida no momento que pensam em ter filhos.

Seguem abaixo perguntas e respostas sobre o assunto, respondidas pelo ginecologista Cássio Sartório, do Vida - Centro de Fertilidade. Se precisar de mais informações, estou à disposição.

1 - Como aumentar as chances de uma gravidez segura dentro das novas configurações familiares homo, hétero e também gravidez independente?


Uma das características dos tratamentos de reprodução assistida é a sua dissociação do ato sexual. Ao se preparar os óvulos e espermatozoides para serem utilizados nos tratamentos, eliminamos o risco de transmissão de vários patógenos, tais como hepatite C e o HIV, sendo nossos tratamentos indicados inclusive para casais onde um dia parceiros tenha a doença e o outro não.

2 – Com o avanço da medicina, as chances dos tratamentos assistidos darem certo corresponde a quantos %? O fator idade é o que tem peso maior ou depende da patologia apresentada pela paciente, a exemplo da SOP e Endometriose?

Atualmente conseguimos atingir até aproximadamente 70% de chave de sucesso, a depender da qualidade dos óvulos e espermatozoides.


As taxas de gravidez são ligadas à idade da mulher quando foi retirado seu óvulo, podendo chegar até a aproximadamente 70% de chance de sucesso

Os seres humanos são criaturas muito complexas, e quando se examina o paciente são raros aqueles em que não se encontra nada. A idade, os hábitos de vida, o ambiente onde vive, sua alimentação, o uso de medicações e as condições de saúde, tudo pesa nas chances de sucesso. E também por isso que é tão difícil as vezes dizer exatamente a chance de sucesso de certos casos

3 – Vivemos esse momento de pandemia, em plena era pós-moderna. Mesmo com toda a tecnologia de ponta empregada pela medicina, é seguro engravidar nas circunstâncias atuais?

Existem pessoas que podem perder a oportunidade de conseguir engravidar se forem aguardar a incerteza de quando a pandemia irá acabar. Tem outros que podem esperar. As pessoas não deixaram de engravidar de forma natural por causa da pandemia. Cada caso deve ser avaliado individualmente para se tomar essa decisão. Com ou sem coronavírus, a vida segue, e o sol nascerá amanhã.

Últimas Notícias

bottom of page