6º Festival do Pinhão de São José dos Pinhais é uma ótima opção de passeio para o fim de semana. Confira!
- há 14 minutos
- 3 min de leitura
10/07/2026

Quem procura uma programação diferente para o fim de semana pode incluir São José dos Pinhais no roteiro. O 6º Festival do Pinhão – Rota da Colônias conta com mais de 20 empreendimentos oferecendo pratos exclusivos, produtos artesanais e experiências inspiradas no pinhão, ingrediente símbolo da cultura paranaense. O evento segue continua até 1º de agosto.
O festival acontece diretamente nas propriedades participantes. Ao longo do percurso, os visitantes encontram receitas que vão de hambúrguer, lasanha, risoto e carneiro a sobremesas como pudim, brigadeiro, sorvete e bolachas de pinhão. A programação também inclui turismo rural, artesanato, vivências no campo e comercialização de produtos coloniais.
Além da gastronomia, o festival incentiva a visitação à região rural de São José dos Pinhais e fortalecer os empreendimentos que integram a Rota das Colônias. Durante o período do evento, o Shopping São José também recebe uma exposição de artistas locais inspirada no pinhão e na araucária.
“O Festival do Pinhão fortalece os empreendedores e artesãos ao criar oportunidades de divulgação e comercialização dos produtos locais, além de ampliar a visibilidade do turismo rural de São José dos Pinhais. O evento foi criado para aproximar moradores e visitantes da Rota das Colônias e de outros circuitos turísticos que temos no município, para mostrar que somos uma região rica em cultura, produção local, gastronomia e experiências”, afirma o secretário municipal de Turismo, Silvio Antonio Silveira.
Entre os participantes está a Titolla Bolachas, que participa do evento pela terceira vez e apresenta duas versões da bolacha de pinhão: uma salgada, com flor de sal, e outra doce, com chocolate e raspas de limão-siciliano.
“O pinhão faz parte da nossa cultura e da nossa vida. A cada ano buscamos criar uma receita diferente e mostrar que ele pode ir muito além da forma tradicional de consumo. O festival também é importante porque fortalece essa tradição, reúne os empreendedores da Rota das Colônias e oferece ao público um passeio cheio de história, gastronomia e cultura”, afirma a proprietária.
Outra novidade da edição é o Pudim de Pinhão com Calda de Frutas Vermelhas, preparado pela La Choupana, empreendimento localizado na Colônia Murici e convidado do festival. Segundo a responsável pelo empreendimento, Adriane Fonsaca Leschnhak, a ideia foi criar uma sobremesa que valorizasse o principal ingrediente da temporada.
“Pensamos em desenvolver uma sobremesa porque ela faz parte da identidade da La Choupana. O pudim de pinhão nasceu depois de vários testes e hoje é um prato exclusivo desta época do ano. Participar do festival também ajuda a divulgar a gastronomia típica da nossa região e fortalece as rotas turísticas de São José dos Pinhais”, destaca Adriane.
Ao todo, o circuito reúne restaurantes, chácaras, pesque-pagues, cafeterias e empreendimentos rurais, oferecendo aos visitantes diferentes formas de experimentar o pinhão e conhecer a história da região. Confira os pratos com pinhão criados e os empreendimentos participantes do 6º Festival do Pinhão de São José dos Pinhais:
Empreendimentos Rota das Colônias
Arizona House — Hambúrguer de pinhão
Cantina Zanchetta — Lasanha de pinhão; trilha do sapê (com colheita e sapecada do pinhão)
Chácara Amigos do Sul — Costelado de pinhão; carreteiro de costela e pinhão
Chácara Vailati — Artesanato alusivo ao pinhão
Mercado Taquaral — Venda de pinhão; artesanato e produtos de pinhão
Pesk Pague Arujá — Risoto de tilápia com pinhão
Rancho Machado — Costela ao molho de pinhão e broa de pinhão
Recanto Arvorecer — Sapecada de pinhão com roda de viola
Recanto Mavi — Brigadeiro de pinhão para os hóspedes
Restaurante Dom Ernane — Carneiro ao molho madeira com pinhão
Titolla Bolachas — Bolacha doce com pinhão; bolacha salgada com pinhão
Ronimar — Peças autorais em madeira com tema pinhão
Convidados
Assados da Cabanha — Bolinho de rabada defumada com pinhão; hambúrguer defumado com american cheese de pinhão
La Choupana — Pudim de pinhão com calda de frutas vermelhas
Queijaria Sapori Italiano — AuraPinhão (queijo em homenagem ao Paraná); pizza com pinhão
Pierogarnia — Pierogi de batata com pinhão
Serviço
6º Festival do Pinhão – Rota das Colônias
Quando: até 1º de agosto
Onde: empreendimentos participantes da Rota das Colônias e outros circuitos turísticos rurais em São José dos Pinhais
Quanto: a entrada varia conforme cada empreendimento; os pratos e experiências são comercializados individualmente
Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais






