top of page

320 alunos de Pinhais recebem óculos por meio do projeto Pequenos Olhares

  • admjornale
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

13/10/2025


ree

A saúde visual das crianças e adolescentes de Pinhais ganhou um importante reforço graças à parceria entre a Prefeitura e o projeto Pequenos Olhares do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), resultando na doação de óculos para alunos da rede municipal e estadual. A iniciativa busca detectar precocemente problemas de visão, impactando positivamente no desenvolvimento e no aprendizado dos estudantes.


A entrega de 320 óculos, realizada na tarde da última quinta-feira (9) no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, faz parte da ação promovida em Pinhais no final do mês de agosto durante o Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Na oportunidade, 520 alunos foram atendidos por médicos oftalmologistas voluntários e passaram por exames clínicos para verificar a necessidade do uso de óculos. A ação envolveu 23 escolas municipais e 13 colégios estaduais.


A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, afirmou que a entrega era um momento de celebrar as boas parcerias e de colher os frutos de um trabalho tão organizado e tão articulado. “Estamos hoje contribuindo decisivamente para que nossas crianças, a partir desse cuidado com a sua saúde oftalmológica, possam aprender ainda mais, ter uma performance ainda maior em termos de aprendizagem”. Para a prefeita, um dos pontos altos foi a entrega dos óculos personalizados. “As crianças puderam escolher cor e armação. Então é preciso cuidar dos óculos. Esses cuidados, a família precisa construir com as nossas crianças”, afirmou.


Ao finalizar, a prefeita reforçou o impacto da ação. “Eu já disse que ao título Pequenos Olhares eu acrescentaria pequenos olhares e grandes horizontes. Porque a partir desse projeto, nossas crianças enxergarão mais longe. Cuidar da saúde ocular é um passo gigante da saúde pública que é tão desafiadora. Quando nós conseguimos cuidar dos olhos, nós estamos cumprindo o papel do poder público que é levar qualidade de vida para as pessoas”, concluiu.


A mãe do pequeno Joaquim de 8 anos, Josiane dos Santos Neves, moradora do bairro Alto Tarumã, esteve presente na cerimônia de entrega. “A gente percebeu que ele precisava de óculos porque, para assistir TV, por exemplo, ele sentava muito perto”, relata a mãe, que tem três filhos na Escola Municipal Anísio Teixeira. O alerta final, no entanto, veio da própria instituição de ensino. “A professora também observou que, na sala, às vezes era preciso mudar ele para mais próximo do quadro para que ele conseguisse prestar atenção”, contou.


O projeto, que envolveu triagem, testes e a entrega final dos óculos, foi conduzido com o apoio da Prefeitura de Pinhais e da escola. A confiança na iniciativa foi total, segundo a mãe. “Eu sou totalmente aberta desde o princípio, porque eu confio na escola onde ele estuda, sabe? Eu confio na direção. Então, eu sei que se eles toparam participar do projeto, é porque de fato é um projeto de confiança”, afirmou.


Ela também enfatiza o impacto direto no ambiente escolar: “É importante que o uso do óculos seja iniciado o quanto antes, desenvolve bastante o aprendizado deles na escola. Eu como mãe, em meu nome, em nome dos outros pais da escola Anísio Teixeira, agradeço tanto a prefeitura quanto ao projeto do CBO pela preocupação com a saúde visual deles”, disse.


O pequeno estudante, visivelmente animado com o acessório, prevê uma mudança significativa no seu dia a dia. “Fiquei muito contente de estar recebendo o óculos. Vai mudar na visão, tanto para assistir TV quanto para estudar, para os dois", diz Joaquim.


Também acompanharam a ação as secretárias municipais de Educação, Rosangela Batista; de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; a secretária de Governo e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes; a diretora do Departamento de Ensino, Adriana Denise Bento da Rosa; Louize Mari da Rocha, da Divisão de Educação Especial e Inclusão Educacional e Raquel Simas, do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado às Deficiências Sensoriais (CADS) Helen Keller. Representando o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Lisandro Sakata e representando a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, Luiza Hopker. Também presentes, a vereadora Jane Carteira e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Leandro do Zezinho e Sargento Almeida.

 

Foto: Prefeitura de Pinhais


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page