21ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa reúne cerca de 600 participantes em São José dos Pinhais
- há 47 minutos
- 3 min de leitura
27/05/2026

A 21ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa (JOPI) de São José dos Pinhais segue movimentando o município até esta sexta-feira (29), reunindo aproximadamente 600 idosos inscritos em 32 equipes. Promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), o evento busca incentivar a prática esportiva, a integração social e o envelhecimento ativo por meio de competições adaptadas e atividades recreativas.
A programação teve início na segunda-feira (25), com cerimônia de abertura realizada no Complexo Esportivo Ney Braga, seguida das primeiras disputas das modalidades coletivas. Ao longo da semana, as competições ocorrem em diferentes espaços esportivos do município, como o Complexo Ney Braga, o Centro de Treinamento de Tênis de Mesa e o Estádio do Pinhão.
A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, destacou que os Jogos da Pessoa Idosa já fazem parte do calendário esportivo e social do município, promovendo ações voltadas ao envelhecimento ativo e à integração da população idosa por meio do esporte e da convivência comunitária.
“Cada edição do JOPI reforça a importância de investir em iniciativas que incentivem qualidade de vida, participação social e bem-estar da população idosa. O evento reúne esporte, integração e convivência em uma programação que valoriza a participação de cada competidor e fortalece as políticas públicas voltadas à melhor idade em São José dos Pinhais”, afirmou a prefeita.
Neste ano, os participantes disputam modalidades como arremesso no arco, bola ao cesto, chute ao gol, vôlei-caixa, lançamento de pelota, argola, bocha, caxeta, dominó, tênis de mesa, truco, dama, xadrez, batalha de peões, jogo da velha e trilha. Algumas atividades, como batalha de peões e jogo da velha, são adaptações inspiradas no xadrez, desenvolvidas para estimular o raciocínio lógico e ampliar a participação dos competidores.
A programação está distribuída ao longo da semana. Na terça-feira (26), ocorreram as disputas de bocha feminina, argola masculina, dominó masculino e feminino, além da modalidade dama mista. Já nesta quarta-feira (27), acontecem as competições de bocha masculina, argola feminina, xadrez misto e truco misto. Na quinta-feira (28), será realizada a disputa de caxeta e trilha mista. O encerramento acontece na sexta-feira (29), com a modalidade lançamento de pelota no Estádio do Pinhão.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Rafael Siqueira da Silva, destacou que os Jogos da Pessoa Idosa representam mais do que uma competição esportiva, funcionando também como ferramenta de inclusão e valorização da população idosa. Segundo ele, o evento demonstra o compromisso do município com políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e saudável.
“Os Jogos da Pessoa Idosa são um momento de integração, alegria e valorização da nossa população idosa. Mais do que competir, os participantes têm a oportunidade de conviver, criar vínculos e mostrar que esporte e qualidade de vida caminham juntos em todas as fases da vida”, afirmou o secretário.
Além das disputas esportivas, o evento também reforça a convivência e o fortalecimento de vínculos entre os participantes. Desde as primeiras edições, o JOPI se consolidou como uma das principais ações voltadas à terceira idade no município, promovendo saúde física, bem-estar emocional e integração comunitária.
Confira como participar do PMA:
Para participar do Programa Maturidade Ativa (PMA), é necessário ter mais de 60 anos e residir em São José dos Pinhais. Além disso, deve buscar o Núcleo de Esporte e Lazer mais próximo da sua casa, portando documento com foto, cópia de um comprovante de residência, cópia da carteirinha de vacinação e atestado médico de aptidão física atualizado.
Foto: Semel / São José dos Pinhais







Comentários