Instituto Incanto inaugura novo Centro Cultural na periferia de Curitiba

A ONG de artistas terá capacidade para atender mais de 200 crianças



Em meio ao caos da pandemia mundial, a ONG Instituto Incanto tem uma nova missão, o seu primeiro Centro Cultural, no bairro Santa Quitéria. O espaço pretende ser uma referência em educação artística para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em Curitiba e região. O local que até o início desse ano era gerenciado pela ONG CID (Centro de Integração Digital) passa por uma reforma para aumentar em cinco vezes sua capacidade de atendimento sob o comando da nova Instituição.


O Instituto Incanto (Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias) atua desde 2017 na conexão entre voluntários artistas com outras ONG's para que sejam aplicadas aulas regulares de arte, cultura e tecnologia. O Incanto está presente em 11 comunidades na grande Curitiba e atende 17 Casas Lares em projetos que impactam diretamente a vida de mais de 500 jovens. Agora, tem a oportunidade de continuar com as atividades de seus parceiros em sede própria.


Para a presidente do Instituto Incanto, Camila Casagrande, o centro será um ambiente de treinamento com foco na profissionalização de alunos e capacitação de professores. "Como não tínhamos essa capacidade estrutural ficávamos travados. Nós vamos investir esforços e treinar mais multiplicadores da metodologia de ensino da ONG para ampliar nossa rede de atuação", explica.


História e missão

O novo espaço tem história na vida do Instituto e da Camila. "Aos 15 anos, iniciei um grupo de dança em que eu dava aulas gratuitas para crianças carentes justamente nesse bairro. A partir dessa iniciativa que o Incanto começou a nascer e é bem emocionante voltar onde tudo começou", ressalta.


A Sinergia entre instituições e voluntários artistas do Incanto promove atividades regulares de dança, teatro, música, circo, artes visuais, poesia, fotografia, produção audiovisual, eletrônica, robótica e programação. No novo complexo essas mesmas aulas serão ofertadas em um ambiente exclusivo da ONG e mantém a proposta de gratuidade a todos os participantes.


A Missão do Instituto Incanto visa transformar vidas, através do acesso com qualidade à arte, cultura e novas tecnologias. “As aulas são ferramentas de humanização e pertencimento. Mesmo com pouco tempo de vida, colecionamos histórias de superação entre os nossos alunos. E esse é só o começo,” concluiu Camila.

27 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest