86% das ruas com novo pavimento ficam em bairros longe do centro

O plano de recuperação da malha viária da Prefeitura de Curitiba já alcançou até aqui 622 ruas



Iniciado em 2017, o plano de recuperação da malha viária da Prefeitura de Curitiba já alcançou até aqui 622 ruas. Foram mais de 366 quilômetros de asfalto novo. Cerca de 86% das vias – ou 536 ruas – que receberam obras de pavimentação ficam em bairros mais afastados do centro da cidade.


A região central faz parte da Regional Matriz, que tem 18 bairros e recebeu nova pavimentação em 68 quilômetros de 86 ruas. Os 57 bairros das demais nove regionais receberam 297 quilômetros dessas obras, em 536 ruas.


O prefeito Rafael Greca destaca que os números demonstram pulverização das ações e que isso é importante para garantir melhoria da infraestrutura em toda a cidade.


“Olhamos Curitiba por inteiro. Programamos as obras de acordo com a necessidade das ruas. Regionais com maior malha viária e com ruas de pavimento antigo, desgastado pelo tempo e pelo uso, exigem mais atenção”, disse Greca.


“O importante é que o avanço do serviço traz melhorias concretas na cidade inteira.”


As ações para recuperação do asfalto são definidas de acordo com critérios técnicos.


“São prioridades as vias que servem de ligação entre bairros, as que são utilizadas por linhas do sistema de transporte coletivo, aquelas abrigam equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde”, explica o prefeito, “Também levamos em alta consideração as solicitações de obras feitas pela população durante as audiências públicas e por meio do programa Fala Curitiba.”


As obras de pavimentação são precedidas de estudos técnicos que apontam qual o trabalho deve ser feito para recuperar o pavimento. "A olho nu é possível que pareça que a rua não precise de intervenção no pavimento. Porém, quando identificamos oxidação da camada asfáltica, microfissuras, infiltrações, optamos em logo executar obras de fresa e recape para prolongar a vida útil da via e evitar intervenções mais custosas no futuro, que demandam inclusive a troca de toda a base estrutural do pavimento", explicou o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.


Atualização constante


De acordo com o secretário, esses resultados passam por constantes atualizações, em um trabalho contínuo.


“Estamos com obras em andamento e serviços já contratados que terão início nos próximos dias. Ações de fresa e recape em vias de ligação entre bairros e implantação de asfalto em ruas de saibro seguem com bom ritmo. Mas, para que as melhorias aconteçam temos que contar com a atenção e a paciência dos motoristas”, afirma Rodrigues. “Os transtornos são momentâneos e os benefícios longevos.”


Novo ciclo


O novo ciclo de obras de fresa e recape do pavimento asfáltico que está em execução abrange 61 ruas. As obras alcançarão 85.639 metros de vias que servem 34 bairros da cidade.

As ações de asfalto sobre saibro, que incluem a implantação de infraestrutura de drenagem, já tiveram duas etapas lançadas com 53 ruas que não terão mais o pó e a lama. São 11.032 metros de pavimento novo que oferecem mais qualidade de vida aos moradores.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

20 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest