Camerata Antiqua homenageia as mães em concerto on-line

Excepcionalmente neste ano, os 40 integrantes do grupo, formado por coro e orquestra, gravaram a obra direto de suas casas.

De dentro de suas casas, músicos da Camerata Antiqua de Curitiba se unem virtualmente para um concerto em homenagem às mães. A apresentação da obra Ave Verum Corpus, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), poderá ser assistida neste domingo (10/5), a partir do meio-dia, nos computadores e smartphones que se conectarem ao Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e da Capela Santa Maria.


Normalmente, nessa época, o grupo musical erudito mantido pela Fundação Cultural de Curitiba e pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC se apresenta ao vivo em salas de concerto e igrejas lotadas, e as homenagens ao Dia das Mães são tradicionais em suas temporadas.


Excepcionalmente neste ano, os 40 integrantes do grupo, formado por coro e orquestra, gravaram a obra direto de suas casas com base nos vídeos encaminhados pela regente Mara Campos e a organista Clenice Ortigara.


Todo esse material foi entregue ao engenheiro de som Bruno Haller, que irá equalizar as entradas de músicos e cantores e fazê-los se encontrar em um vídeo de menos de cinco minutos de duração.


Como tradicionalmente parte do calendário anual do grupo, a homenagem é uma forma de mostrar que a Camerata está ativa e com saudade.


“Não há nada que substitua as apresentações ao vivo, mas esse concerto virtual é importante para mostrar ao nosso público cativo que estamos ansiosos para a volta”, esclarece a coordenadora de música, Janete Andrade.


A emoção de Mozart


A obra escolhida reflete o carinho com as matriarcas. Ave Verum Corpus foi escrita meio ano antes do falecimento de Mozart, em Baden, cidade em que sua esposa passou parte da gravidez. Esta motivação foi importante para a composição deste moteto, que acabou sendo uma de suas obras corais mais conhecidas.


Apesar da sua brevidade (apenas 46 compassos), concentra alguns dos aspectos que são associados à fase final de produção do compositor: a excelência na criação de melodias de aparente simplicidade, mas de construção e impacto superlativos.


Gravações da Camerata


Além desta gravação, a Camerata disponibiliza ainda semanalmente gravações do arquivo de suas temporadas passadas. São lançados dois vídeos por semana, nas sextas-feiras e domingos, pelos mesmos canais, Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e da Capela Santa Maria.


Os vídeos integram o Programa FCC Digital, que teve início na pandemia do coronavírus como forma de distribuir cultura ainda que à distância. Ele mantém todas as coordenações de linguagens artísticas e de patrimônio cultural conectadas com seus públicos e, dessa forma, minimiza os efeitos do isolamento social.


Serviço:


Camerata Antiqua no Dia das Mães Composição: Ave Verum Corpus, KV 618 – Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) Data: Domingo (10/5) Horário: 12h (meio-dia) Mais vídeos da Camerata Antiqua no link: https://www.facebook.com/pg/santa.maria.capela/videos/?ref=page_internal

21 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest