Vai se ausentar de casa ou do local de trabalho? Cuidados simples ajudam a evitar focos de mosquito

A proximidade dos dias mais quentes e chuvosos faz aumentar o alerta para ameaças como: Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela, todas transmitidas por mosquito


Foto: Carlos Poly


Antes de se ausentar de casa ou do local de trabalho para as festas de fim de ano ou férias é importante lembrar de tomar os cuidados para evitar que objetos expostos ao tempo possam se tornar focos de mosquito em poucos dias. A proximidade dos dias mais quentes e chuvosos faz aumentar o alerta para ameaças como: Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela, todas transmitidas por mosquito. Recentemente, uma equipe de saúde de Araucária teve que fazer um monitoramento na região do Thomaz Coelho após ser encontrado um mosquito Aedes aegypti. Tudo indica que esse mosquito pode ter ‘pego carona’ em algum veículo para chegar ao município. Mas é um exemplo de como é preciso evitar situações que possam facilitar a procriação desses mosquitos.


Alguns cuidados básicos podem ajudar a evitar a reprodução e a manter Araucária livre de ameaças à saúde da população:


* Manter a caixa d'água, tonéis e barris sempre fechados com a tampa adequada;

* Limpar bem a calha para evitar o acúmulo de água;

* Encher de areia a borda dos pratinhos dos vasos de plantas;

* Guardar as garrafas sempre de cabeça para baixo;

* Não jogar lixo nas ruas ou em terrenos baldios;

* Evitar que qualquer objeto que possa acumular água fique exposto à chuva (incluindo recipientes plásticos, móveis, bebedouros, ralos e brinquedos).


Em setembro deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná confirmou um caso de Chikungunya e outro de Dengue de moradores de Araucária. O casal havia viajado para o nordeste. Os casos importados são um alerta para cuidados que os viajantes devem ter.


Viajantes devem sempre lembrar dos cuidados com a saúde antes de viajar. Para evitar doenças, como a Chikungunya, para a qual não há vacina, é sempre importante usar repelentes contra insetos e roupas que protejam o corpo. Já a vacina contra a febre amarela integra o calendário de vacinação da nossa região e está disponível em todos os postos de saúde de Araucária; é preciso que ela seja tomada (dose única) com, no mínimo, 10 dias de antecedência da viagem. Os profissionais de saúde da unidade básica mais próxima podem esclarecer quaisquer dúvidas sobre quem pode ou não ser vacinado.


COLETA AGENDADA – O descarte de materiais em córregos e terrenos baldios também contribui para a proliferação de focos de mosquito. A Prefeitura disponibiliza o serviço de coleta de materiais volumosos (exceto material de construção) para apoiar os moradores a dar o destino correto. Materiais como móveis, galhos, geladeira, pneus e outros itens podem ser coletados mediante agendamento no telefone (41)3614-7480.


Em caso de suspeita de foco de mosquito em casas ou terrenos, os moradores podem encaminhar informações à Prefeitura (para fiscalização) por meio da Ouvidoria da Saúde: 0800-6437744 ou ouvidoriadasaude@araucaria.pr.gov.br .



Fonte: Prefeitura de Araucária.

25 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest