Boxe Olímpico de 1904


Duas mulheres Lutando boxe nos Jogos Olímpicos de St. Louis de 1904. Foto: Olympic

Os Jogos Olímpicos de Verão de 1904, conhecidos oficialmente como Jogos da III Olímpiada foram os Jogos realizados na cidade de Saint Louis, no estado do Missouri, Estados Unidos. Da mesma maneira que os Jogos anteriores em Paris, eles foram novamente integrados a uma grande exposição e feira de negócios, desta vez a Louisiana Purchase Exhibition, sem nenhuma relação com o esporte. Também como em Paris, os Jogos tiveram duração de cinco meses, sendo inaugurados em 1 de julho e tendo seu encerramento em 23 de novembro de 1904.


Indignado com a situação, que em tudo repetia a desorganização e o descaso mostrado nos Jogos de Paris quatro anos antes, Pierre de Coubertin, mesmo recebendo uma carta do Presidente Theodore Roosevelt implorando sua presença, recusou-se a comparecer a St. Louis para a cerimônia de abertura e permaneceu na Europa.


Por causa da grande distância transoceânica, vários países da Europa não comparecerem e os países participantes limitaram-se a 12, com 16 modalidades esportivas disputadas, em que mais de três quartos dos 651 atletas presentes (645 homens e 6 mulheres) eram dos próprios Estados Unidos, o que explica a grande quantidade de medalhas conquistadas pelo país anfitrião e a enorme diferença no Quadro de Medalhas para o segundo colocado.


O boxe


O boxe masculino e feminino foi apresentado pela primeira vez e apenas os Estados Unidos competiram no esporte com 18 lutadores. Embora não fosse um esporte olímpico oficial, foi mostrado como um esporte de demonstração e exibição. Após os jogos, o comitê olímpico decidiu aceitar o boxe masculino, mas acreditava que o boxe feminino era um risco de "saúde" e não o aceitou como esporte oficial.



20 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest