banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Marinheiros, Piratas, Culturas e o Homem Moderno na Tatuagem


Duas tatuagens interessantes do início do século passado estão abaixo: à esquerda a esposa de um tatuador, à direita um marinheiro, em 1907:

A palavra tatuagem - tattoo, em inglês - foi disseminada por um marinheiro, o famoso capitão James Cook: ele a tirou do original polinésio tautau, palavra que ouviu numa viagem ao Taiti. E até a segunda metade do século 20 tatuagens ainda eram coisa de marinheiros - e presidiários.

Esta foto é de 1942, na loja de um tatuador na Dinamarca - os clientes são marinheiros.

Mas nativos do Pacífico Sul já há muito tempo haviam transformado a tatuagem em uma arte. Esta imagem abaixo foi capturado em 1691 pelo navegador William Dampier:

Nativos tatuados eram mais um motivo para que os marinheiros quisessem decorar seus corpos. E eles foram aumentando sua criatividade, passando das âncoras e rosas dos ventos a desenhos mais complexos, muitos deles frutos de superstição. Um porco e um frango, por exemplo, eram tatuados nos seus pés para evitar a morte por afogamento. Havia ainda tatuagens específicas para combater reumatismo, artrite, manter as mãos fortes e as articulações lubrificadas. Os marinheiros enchiam seus corpos com elas. Ou abusavam da tatuagem artística, como este de 1943, chamado capitão Elvy:

Um cara que botou a tatuagem num nível artístico superior foi o Jerry, veterano marinheiro que ao se aposentar começou a fazer tatuagens em Honolulu. Seus desenhos eram de altíssima qualidade, e dizem que ficavam ainda melhor na pele humana do que nesta folha de amostras:


O Marinheiro Jerry trabalhou da década de 30 à de 70 do século passado, inspirou e proporcionou um novo padrão para as novas gerações de tatuadores. Sua fama era tão grande que ele tatuou até o Rei Frederico IX da Dinamarca, que na foto abaixo exibe, orgulhoso, seu corpo desenhado:

E a coisa não parou mais de crescer. Já em 1936 a revista Time publicou matéria dizendo que um em cada dez norte-americanos tinha tatuagens:

O Futuro é o que vai ditar o caminho da própria história da tatuagem

Click Aqui para ver Muito Mais (fonte da minha pesquisa)





29 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest