banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Repost - Artistas que inspiraram estilistas - Blog Quimera


Conheça esses artistas que inspiraram grandes estilistas no decorrer da história da moda.




















Salvador Dalí

O pintor surrealista Salvador Dalí foi, durante décadas, amigo de Elsa Schiaparelli, e suas obras influenciaram a estilista criadora do rosa-choque e principal rival de Coco Chanel. A estética proposta por Schiaparelli, com ombros largos e silhueta longilínea, vigorou até a criação do New Look por Christian Dior, na década de 1950.


As obras surrealistas de Salvador Dalí inspiraram Elsa Schiaparelli, a estilista criadora do rosa-choque

Piet Mondrian

Um dos principais nomes do modernismo, Piet Mondrian foi o criador do movimento artístico neoplasticismo, que propunha novas maneiras de fazer e pensar a arte abstrata. Sua obra Composição II em Vermelho, Azul e Amarelo inspirou a criação do vestido tubinho por Yves Saint Laurent na década de 1960. O modelo foi apelidado de “Mondrian” em homenagem ao artista holandês e tornou-se um marco da história da moda.

À esquerda, quadro de Piet Mondrian, de 1930; à direita, vestido tubinho criado por Yves Saint Laurent, sensação nos anos 60

Andy Warhol

Principal articulador da pop art, Andy Warhol caminhou entre a moda, o cinema e as artes plásticas, tendo iniciado sua carreira como ilustrador para as revistas Glamour e Harpers’ Bazaar. Tornou-se conhecido por sua pintura retratando rótulos da sopa Campbell, que inspirou o famoso vestido “Campbell”, feito em papel.

Vestido Campbell, feito em papel e inspirado nos rótulos de sopa Campbell pintados por Andy Warhol na década de 60

Yayoi Kusama

Yayoi Kusama possui uma extensa obra que abarca performances, pinturas, instalações, colagens e esculturas. Em 2012, a Louis Vuitton lançou, em parceria com Kusama, a coleção Infinetely Kusama”, que conta com roupas e acessórios em cores vivas e a famosa estampa de bolinhas – marca registrada da artista japonesa.

Peças da coleção da Louis Vuitton em parceria com a artista japonesa Yayoi Kusama

Gustav Klimt

Influenciado por sua amiga e companheira, a designer de moda Emilie Flöge (falamos sobre ela aqui), o pintor simbolista Gustav Klimt, ao longo de sua carreira, nutriu especial admiração pelo universo dos tecidos. Suas cores e formas deslumbrantes inspiraram coleções de grifes como Alexander McQueen e Dior.

À esquerda, look da coleção Primavera 2008 da Dior; à direita, pintura de Gustav Klimt

René Magritte

Em 2014, a Opening Ceremony lançou uma coleção inspirada no trabalho de René Magritte, um dos principais nomes do surrealismo. A linha – que conta com peças masculinas e femininas – foi criada por Carol Lim e Humberto Leon, diretores criativos da grife Kenzo.

Look da coleção da Opening Ceremony inspirada na obra do pintor surrealista René Magritte

Click Para ver o Link Original



27 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest