10ª Caminhada na Natureza – Circuito Colônia Marcelino acontece neste domingo (20)
15/09/2026

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realiza a 10ª Caminhada na Natureza na Colônia Marcelino neste domingo (20). A concentração será no Salão da Capela São Pedro, localizado na Rua Antônio Claudino Sobrinho, nº 176, na Colônia Marcelino. O credenciamento ocorrerá das 7h às 9h, e a largada será às 8h.
O evento tem como objetivo promover a prática de atividade física e também incentivar o turismo local, levando os participantes a conhecer a área rural do município, que reúne belas paisagens, gastronomia e experiências junto à comunidade.
Durante o evento, os participantes poderão aproveitar o café da manhã, o almoço e o churrasco preparados pela comunidade, além de uma feira de agricultura familiar. As refeições e os demais produtos gastronômicos serão comercializados no Salão da Capela São Pedro.
A caminhada contará com dois trajetos à escolha dos participantes: um intermediário, com aproximadamente 6,5 quilômetros, e o principal, com 10 quilômetros. Os percursos incluem estradas rurais não pavimentadas, trilhas, trechos de mata, áreas de cultivo e propriedades particulares, além de subidas, descidas e obstáculos naturais.
Ainda dá tempo de se inscrever e participar gratuitamente do evento. As inscrições podem ser realizadas por meio do link disponível clicando aqui. Os participantes também poderão colaborar com a ação solidária por meio da doação voluntária de 1 litro de leite ou 1 quilo de alimento não perecível.
Orientações
Para garantir a segurança dos participantes, a Setur recomenda o uso de tênis e roupas adequadas para caminhada, além de protetor solar e repelente. Também é importante levar uma garrafa de água, que poderá ser reabastecida nos pontos de apoio ao longo do percurso.
Devido aos terrenos irregulares, às estradas de chão e aos obstáculos naturais, os trajetos apresentam dificuldades para a circulação de carrinhos de bebê e cadeiras de rodas.
Haverá estacionamento gratuito nas proximidades da Capela São Pedro. A orientação é que os participantes utilizem somente as áreas destinadas ao estacionamento.
Serviço – 10ª Caminhada na Natureza na Colônia Marcelino
Data: 20 de setembro
Credenciamento: das 7h às 9h
Largada: 8h
Encerramento: 13h
Concentração: Salão da Capela São Pedro
Endereço: Rua Antônio Claudino Sobrinho, nº 176 – Colônia Marcelino, São José dos Pinhais
Percursos:
Intermediário: aproximadamente 6,15 km
Principal: aproximadamente 10 km
Inscrições: gratuitas, pela plataforma Caminhadas na Natureza de São José dos Pinhais
Estrutura: pontos de apoio, banheiros químicos, ambulância e veículos de suporte
Gastronomia: café da manhã e almoço disponíveis para compra no local e feira da agricultra familiar
Doação solidária: 1 litro de leite ou 1 kg de alimento não perecível
Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais







Comentários