top of page

Curitiba intensifica prevenção contra coronavírus

Profissionais de saúde passam por treinamento



Embora ainda não haja casos suspeitos ou confirmados do coronovírus em Curitiba até esta quarta-feira (26/2), as medidas preventivas seguem a todo vapor no município. Na sexta-feira (28/2) e segunda-feira (2/3), uma nova rodada de treinamento para profissionais de saúde da rede pública e privada será feita pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS). Desta vez, o tema será sobre o uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs).


Desde o início do ano até o momento, cerca de 800 profissionais de saúde da rede pública e privada de Curitiba já receberam treinamento em relação a nova doença, com orientações e fluxos de atendimento em casos de suspeita.


“A capacitação e a atualização fazem parte do plano de enfrentamento para situações como essa, do coronavírus”, explicou a secretária municipal da saúde, Márcia Huçulak. “É importante estarmos preparados para quando o vírus chegar. E a SMS está trabalhando fortemente nisso”, afirmou.


Segundo o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, a capacitação traz mais segurança à população sobre a doença. “As equipes estarão mais qualificadas para o acolhimento e a assistência de pacientes contaminados. Os médicos e enfermeiros estão na porta de entrada dos serviços de saúde”, justificou.


Segundo Oliveira, o uso correto dos EPIs é fundamental. “Ao receber a informação da suspeita, já no primeiro atendimento, orientamos o uso de máscara cirúrgica, avental e luvas”, orientou. Segundo ele, é importante saber identificar os sintomas da doença para tomar as precauções de forma ágil.


O diretor reforça que os profissionais de saúde de Curitiba estão sendo preparados para o enfrentamento de epidemias de doenças respiratórias desde 2009, quando surgiu a pandemia do Influenza A H1N1. “Neste momento, trabalhamos com um reforço das informações e atualizações em relação ao que sabe sobre o novo vírus”, explicou.


Além dos reforços dos treinamentos, o Comitê Municipal de Resposta às Emergências em Saúde Pública está acionado desde o fim de janeiro para a discussão do manejo do novo vírus. Integram o grupo representantes de mais de 40 instituições governamentais e não governamentais. Entre eles, membros dos conselhos regionais de Medicina, Enfermagem e Farmácia, Sociedade Paranaense de Infectologia, e também representantes dos hospitais, além dos órgãos públicos municipais e estaduais da saúde.


A SMS está acompanhando, ainda, junto ao Ministério de Saúde e autoridades internacionais da área as atualizações constantes sobre o vírus. A SMS disponibiliza em seu site (www.saudecuritiba.pr.gov.br), o fluxo de atendimento, ficha de notificação de casos suspeitas, notas técnicas e outas orientações sobe o vírus.


Além dos treinamentos para profissionais da saúde da rede pública e privada, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba tem reforçado, desde o início do ano, informação sobre os cuidados em relação a doença para a população, por meio de campanha, audiências públicas e reuniões em conselhos distritais de saúde com a comunidade.

Últimas Notícias

bottom of page