Tecpar e OPAS se reúnem com foco no fornecimento de produtos para as Américas
- admjornale
- há 3 horas
- 3 min de leitura
19/05/2025

Representantes do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) se reuniram nesta segunda-feira (19) para estreitar o relacionamento institucional relacionado a projetos na área de saúde única e discutir potenciais parcerias, a fim de inserir o Tecpar no contexto internacional como fornecedor estratégico de soluções tecnológicas e produtos para saúde.
A delegação da OPAS, recepcionada no instituto pelo diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, foi liderada pelo novo representante da instituição no Brasil, Cristian Morales, que assumiu o cargo em fevereiro deste ano.
A OPAS atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano. O organismo internacional oferece cooperação técnica em saúde a seus países-membros, combate doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis, bem como suas causas, e fortalece os sistemas de saúde e de resposta ante emergências e desastres.
Para Cristian Morales, representante da OPAS Brasil, o fortalecimento da parceria entre a organização e laboratórios públicos oficiais, como o Tecpar, veio em decorrência do aprendizado que a pandemia de Covid-19 trouxe, para ampliar a capacidade produtiva regional na área da saúde.
“Na pandemia, ficamos muito dependente de outras regiões do mundo. O Tecpar, sendo um dos laboratórios públicos mais importantes do Brasil e da região, fica dentro dessa prioridade, para fortalecemos a capacidade produtiva a longo prazo em uma relação estruturada para utilizar o potencial do Tecpar para diferentes produtos, em saúde humana e animal, para respondermos às necessidades de saúde da região”, pontua Morales.
O diretor-presidente do Tecpar apresentou projetos estratégicos do instituto, como a vacina antirrábica veterinária e os kits diagnósticos veterinários. “Como instituto de ciência e tecnologia, com 85 anos de experiência na área da saúde, é fundamental o relacionamento com instituições globais, como a OPAS. Foi um momento importante para apresentar as atividades em que o Tecpar é referência e estreitar a relação com o braço da OMS para as Américas, para futuramente nos tornarmos um fornecedor a todo o continente”, observa Kloss.
COOPERAÇÃO TÉCNICA – O Instituto e a OPAS Brasil buscam o fortalecimento institucional do Tecpar no âmbito do Complexo Econômico-Industrial e Inovação da Saúde, programa do Ministério da Saúde para internalizar tecnologias da área por meio de laboratórios públicos, como o Tecpar.
O relacionamento prevê a estruturação da produção de insumos para diagnósticos de zoonoses de relevância na área da saúde pública e a ampliação do fornecimento de imunobiológicos veterinários, como a vacina antirrábica veterinária.
Em uma dessas frentes, o Tecpar está construindo o novo Laboratório de Pesquisa e Produção de Insumos para Diagnósticos Veterinários, que fabricará insumos para o diagnóstico da brucelose, tuberculose e leucose bovina. O investimento para a construção da planta, feito pelo Governo do Estado, é de R$ 41,5 milhões.
Os recursos são oriundos do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para o financiamento de projetos em áreas estratégicas do Paraná.
A nova unidade está sendo construída no câmpus CIC do Tecpar, em Curitiba. A área total do novo laboratório será de cerca de 3 mil metros quadrados e a projeção é que, quando pronta, em 2026, a unidade tenha capacidade produtiva de 40 milhões de doses ao ano.
Já em relação à vacina antirrábica veterinária, o diretor-presidente do Tecpar apresentou os resultados da parceria com a empresa argentina Biogénesis Bagó Saúde Animal, para aumentar a capacidade produtiva e para ampliar a garantia do fornecimento do insumo.
O Tecpar é um dos precursores no controle da raiva, por meio da fabricação de vacinas antirrábicas para uso animal e humano, desde 1944. O instituto paranaense é o único fornecedor da vacina ao Ministério da Saúde, que distribui gratuitamente o insumo por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco no conceito de Saúde Única. Com base nesta concepção, ao imunizar animais, indiretamente diminui-se a incidência da doença em humanos.
Após a reunião, os representantes da OPAS Brasil visitaram algumas áreas do Tecpar, como o Centro de Saúde Pública de Precisão e a obra do novo Laboratório de Pesquisa e Produção de Insumos para Diagnósticos Veterinários.
PRESENÇAS – Também participaram da reunião os representantes da OPAS Brasil Ileana Fleitas, coordenadora de Inovação, Medicamentos e Tecnologias em Saúde; Giselle Calado, a oficinal nacional do Complexo Econômico Industrial da Saúde; Maria Cristina Hoffman, coordenadora nacional do Envelhecimento Saudável; e Júlio Pedrosa, coordenador de Sistemas e Serviços de Saúde. Pelo Tecpar participaram também o diretor Industrial da Saúde, Iram de Rezende, e especialistas da área.
Foto: Hedeson Alves/Tecpar