Sinal da mão fechada ajuda a combater violência doméstica contra mulheres
- Liége Chagas
- 5 de ago. de 2024
- 1 min de leitura

A Polícia Civil do Paraná iniciou o mês de agosto com uma importante recomendação para todos, não apenas para as mulheres, sobre como auxiliar em situações de emergência. A orientação é sobre um sinal de socorro que pode ser utilizado por mulheres em risco.
Desenvolvido pela Canadian Women’s Foundation, uma ONG canadense que atua na proteção das mulheres, o sinal foi criado em 2020. Este gesto, que é realizado em três etapas, serve para indicar que alguém precisa de ajuda. Para fazer o sinal, a pessoa levanta a mão com a palma voltada para fora, dobra o polegar e fecha os outros dedos sobre ele, mantendo a palma visível para quem está ao seu redor.
O sinal é reconhecido globalmente e pode ser utilizado para chamar a atenção de quem pode prestar ajuda. Após perceber o sinal, a pessoa pode acionar as autoridades de segurança.
Denúncias podem ser feitas anonimamente pelos números 197, da PCPR, e 181, do Disque-Denúncia. Caso a violência esteja ocorrendo no momento, é essencial entrar em contato com a Polícia Militar pelo telefone 190.
Foto: Reprodução
Comments