Seminário discute estratégias para redução da mortalidade materna, infantil e fetal em Araucária
- admjornale
- há 2 dias
- 2 min de leitura
26/05/2025

Nesta segunda-feira (26), a Prefeitura de Araucária promoveu o Seminário de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa. O evento reuniu profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, representantes do Conselho Tutelar, gestores públicos e lideranças comunitárias. O objetivo foi debater estratégias para fortalecer os fluxos de atendimento e aprimorar as políticas públicas voltadas à proteção da saúde e ao bem-estar de gestantes, mães e crianças.
Durante os debates, foi enfatizado que a mortalidade materna, infantil e fetal vai além dos indicadores de saúde. Esses dados refletem também desigualdades sociais, dificuldades de acesso aos serviços públicos e fragilidades nos processos de cuidado. A secretária municipal de Saúde, Renata Botogoski, reforçou a importância da análise contínua dos dados e da articulação intersetorial. “Precisamos buscar informações, fazer o rastreio sobre onde tivemos falhas, para, a partir dessa coleta de dados, conseguir aumentar os índices de proteção e de prevenção”, destacou.
A médica da Vigilância Epidemiológica e membro do Comitê de Investigação da Transmissão Vertical e da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, Cinara Roberta Braga Sorice, apresentou dados atualizados sobre o cenário no município. Em 2024, a taxa de mortalidade infantil foi de 9,0 por mil nascidos vivos, dentro da meta estadual, que visa manter o índice abaixo de 10.
Outro destaque do seminário foi o painel sobre Saúde Mental Perinatal, que contou com a participação de profissionais das áreas envolvidas. O tema reforça a importância do cuidado integral às gestantes e puérperas, contemplando também os aspectos emocionais e psicológicos do período gestacional e do pós-parto.
A Prefeitura de Araucária reafirma seu compromisso com a vida e com a construção de uma rede de atenção cada vez mais eficiente, humana e integrada.
Foto: Carlos Poly/SMCS
Commentaires