Salas vence com sobras corrida 1 da Stock Car no Velocitta
- JORNALE
- 24 de out. de 2021
- 3 min de leitura
24/10/2021
Zonta duelo até o final, mas ficou em segundo

Em uma prova com chuva pela primeira vez na temporada da Stock Car 2021, Guilherme Salas não se deixou levar pelo tempo instável e venceu a corrida 1 da décima e antepenúltima etapa da categoria no Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.
Em grande disputa com Ricardo Zonta, que também largou da primeira fila, Salas conseguiu fazer valer sua pole e garantir sua primeira vitória na temporada de 2021, e a segunda da carreira. O piloto do carro #10, com isso, ficou em segundo lugar, e Cesar Ramos fechou o top-3.
O líder do campeonato, Gabriel Casagrande, ficou apenas na 10ª posição — mas que significa que largará da primeira posição, com a inversão de grid para a corrida 2. Já Daniel Serra, vice, ficou na quinta posição, descontando bons pontos da disputa para o piloto da A.Mattheis/Vogel.
Antes da largada, a organização da Stock Car divulgou os nomes de quem conquistou o impulso extra para a prova: Tuca Antoniazi, Danilo Dirani — que corre no lugar de Sergio Jimenez, que testou positivo para Covid-19 — Lucas Foresti, Guilherme Salas, Marcos Gomes e Gustavo Frigotto.
Com Guilherme Salas na posição de honra do grid, a Stock Car iniciou a décima etapa do campeonato, no Autódromo Velocitta. No entanto, a chuva já prevista começou a cair momentos antes da largada e, por isso, Felipe Lapenna levou o seu Chevrolet Cruze #110 para trocar por pneus de chuva, o único até então. Com isso, Guga Lima, por problemas técnicos, e Lapenna iriam largar dos boxes.
A primeira tentativa de largada para a prova não deu certo, e o safety-car voltou à pista. Uma volta depois, enfim, o início da corrida aconteceu. Salas largou muito bem, e tinha Ricardo Zonta e Cesar Ramos em seu encalço.
No meio do pelotão, Gaetano Di Mauro subiu seis posições, piloto que até então mais largou, e chegou à 14ª posição. Felipe Massa, que estava em oitavo lugar, recebeu a notificação aos 23 minutos de um drive-through por queima de largada — detalhe: Massa largou da quarta fila, sua melhor classificação na temporada.
Guga Lima foi o primeiro a parar nos boxes e guardou seu carro, pensando na segunda prova. Minutos depois, Massa, após a punição, também abortou a corrida 1. Enquanto isso, Salas, líder, a 20 minutos para o final, fazia a melhor volta: 1min32s808.
Julio Campos, com o 'fan push', foi por dentro na curva 1 e tomou a posição de Gabriel Casagrande, ficando, então, com a sétima posição do líder do campeonato. A 16 minutos para o final, a janela para os boxes, que é obrigatória, foi aberta. Di Mauro, Antoniazi e Dirani foram os primeiros.
Voltas mais tarde, Casagrande quis devolver o golpe de Campos. Eles chegaram a se tocar, trocaram posições, mas Campos conseguiu se manter à frente. Perdedor da luta contra o piloto da Lubrax, o líder do campeonato, Casagrande, decidiu partir para os boxes e trocar apenas um pneu, fazendo o melhor tempo de parada até o momento.
Salas e Zonta fizeram suas paradas e deram mais emoção a 10 minutos para o final da corrida 1. Mas quem se deu melhor foi Salas, que não permitiu que o piloto do carro #10 o ultrapassasse.
A cinco minutos para o final, Daniel Serra, vice-líder do campeonato, era o quinto colocado, posição importante, já que Casagrande estava apenas em 10º lugar. Formavam o top-5: Salas, Zonta, Ramos, Diego Nunes, e Serra. O piloto da KTF confirmava, volta por volta, seu caminho para vitória da corrida 1, marcando a volta mais rápida e abrindo mais de 1s para Zonta.
Comments