top of page

Projeto “Sorrindo para o Futuro” inicia atividades sobre saúde bucal com crianças da educação infantil em Araucária

  • admjornale
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

14/05/2025



O projeto “Sorrindo para o Futuro”, uma realização das Secretarias Municipais de Educação (SMED) e Saúde (SMSA), iniciou suas atividades nesta terça-feira (14), no CMEI Profª Bronilda Namikata, no Porto das Laranjeiras. Além de uma conversa de orientação aos profissionais da unidade, a ação também chegou às crianças que, com rodas de conversa e dinâmicas, interagiram e aprenderam sobre os cuidados que precisam ter com a saúde da boca.


A ação busca reforçar a conscientização, prevenção e cuidados com a saúde bucal, não apenas com as turmas de crianças da Educação Infantil, mas também com a equipe pedagógica das unidades educacionais e os pais e responsáveis – estes mediante agendamento por parte da unidade educacional. A duração do projeto na unidade educacional pode variar conforme a quantidade de crianças.


A cárie dentária, uma das doenças mais comuns da infância, é um dos alvos dessa ação. A doença, se não tratada, pode comprometer a saúde bucal em idades mais avançadas e, por consequência, a qualidade de vida da pessoa. Com o aumento do nível da informação, o projeto espera melhorar os hábitos saudáveis em casa.


No CMEI Profª Bronilda, a manhã teve início com a conversa entre a cirurgiã dentista Kátia Ortigoza, responsável pelo projeto, com a equipe pedagógica da unidade para reforçar conteúdos e esclarecer dúvidas relacionadas à temática do projeto. Na sequência, começaram as visitas às salas para o momento de interação com as crianças.


Abordagem customizadaConforme a idade das crianças, a estratégia de contato e de abordagem do conteúdo pode mudar. Mas as primeiras turmas mostraram que as crianças escutam com atenção às orientações e interagem o tempo todo. Na conversa, as crianças aprendem quem são os “amigos” (alimentos saudáveis) e os “inimigos do dente”, e que escovar os dentes é importante para não “deixar o dente triste”.


O envolvimento dos pais e responsáveis é um diferencial nesse projeto de cunho educativo. No conteúdo voltado aos adultos estão orientações sobre hábitos adequados de higiene bucal, amamentação noturna e uso de chupetas e mamadeiras, entre outros pontos. “Quando eles participam funciona muito melhor”, destacou Kátia na última segunda-feira (12) durante o lançamento do projeto aos diretores de unidades educacionais.


Foto: Carlos Poly/SMCS

Comments


Últimas Notícias

bottom of page