Projeto leva criação de instrumentos musicais à rede municipal de ensino em Campo Largo
- admjornale
- há 1 dia
- 1 min de leitura
23/05/2025

Até o mês de agosto os alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Largo receberão a visita do Projeto Maracá – o Artesanato de Instrumentos Musicais. Com ele os participantes aprenderão a confeccionar instrumentos como berimbau, tambores e chocalhos, usando materiais recicláveis.
Percorrendo o município desde março, o projeto oferecerá 52 oficinas, que beneficiarão cerca de dois mil estudantes e professores do ensino fundamental, do 3º ao 5º ano. Além da produção dos instrumentos, quem participar terá a chance de tocar juntos e explorar diferentes sonoridades.
O projeto levou seu nome em homenagem ao maracá, instrumento popularmente conhecido como chocalho e um dos mais famosos da cultura indígena. Ele é uma iniciativa de Fabio Mazzon, músico e arte-educador, além de luthier, como são conhecidos os artesãos especialistas na construção, reparação e manutenção de instrumentos musicais de corda.
“Em tempos de alto consumo, confeccionar instrumentos de forma artesanal é importante, além de promover cooperação e socialização entre as crianças”, disse Pietro Rosa, que ministra oficinas com Mazzon.
Segundo Fábio, o Projeto Maracá tem como objetivo “despertar a curiosidade e estimular a criatividade das crianças, além de ensinar sobre a importância dos instrumentos de percussão e sua história,” afirmou.
As próximas oficinas estão previstas para os dias 9 de junho e 11, 13 e 18 de agosto. Essa é uma ótima oportunidade de aprendizado, colaboração e conscientização, já que os instrumentos confeccionados são doados para as escolas contempladas.
Foto: Divulgação
Comments