Passeio Público chega aos 139 anos como o coração verde do Centro
- JORNALE
- há 2 dias
- 2 min de leitura
02/05/2025
A inauguração foi no dia 2 de maio de 1886

Primeiro parque de Curitiba, o Passeio Público completa 139 anos nesta sexta-feira (2/5) como o “coração verde” do Centro. Sua inauguração, no dia 2 de maio de 1886, marcou oficialmente o fim de uma antiga área alagadiça, banhada pelo Rio Belém, sendo considerada a primeira obra de saneamento da cidade para evitar a proliferação de agentes vetores de doenças.
“De terreno pantanoso a um dos mais bonitos espaços verdes de biodiversidade, lazer e cultura, o Passeio Público é um dos símbolos do pioneirismo de Curitiba em iniciativas de desenvolvimento urbano sustentável que melhoram o dia a dia da população. Se hoje a cidade tem 52 parques e 68 metros quadrados de área verde por habitante, tudo começou com o Passeio Público”, diz o prefeito Eduardo Pimentel.
Ao longo de 139 anos, o Passeio Público passou por transformações até que adquirisse a forma e atrações que curitibanos e turistas conhecem hoje. A área inicial do local, de 48 mil metros quadrados, foi ampliada para os atuais 69 mil metros quadrados. No local, há ilhas, pontes, alamedas, pistas e lagos bem-cuidados pela Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Além de sanear e embelezar, o Passeio Público é um oásis de biodiversidade. Passeando por seus caminhos sombreados por árvores centenárias, o visitante poderá admirar a diversidade de espécies vegetais e animais. Linear, o parque é acessível a visitantes de todas as idades e nele é possível apreciar carvalhos, ciprestes, jacarandás, ipês-amarelos, bem como aves coloridas e pequenos mamíferos.
Na área de aves, estão espécies como sabiá, tico-tico, canário-da-terra, coleirinha, chupim, pica-pau, sanhaço, pombo e joão-de-barro. Uma cegonha e um ganso-australiano estão em uma das ilhas artificiais de um dos lagos. Outras duas ilhotas são as moradias de saguis e macacos-aranha.
Quem visita o passeio público não pode deixar de apreciar outras atrações do local, como o Coreto Digital, a ponte pênsil que leva à Ilha das Ilusões, as caixinhas de abelhas sem ferrão do programa Jardins de Mel, a academia de ginástica ao ar livre, o playground infantil com brinquedos inclusivos, as pistas para caminhadas e corridas e o play pet para os bichos de estimação (é proibido circular com os animais dentro do parque).
Komentar