Novo trecho da Linha Verde muda itinerário de três linhas de ônibus

13/07/2021


A partir de sábado, linhas passam a fazer a integração na estação-tubo Fagundes Varela



Com alterações viárias e semafóricas na Linha Verde Norte, a Urbanização de Curitiba (Urbs) promove alteração de itinerário nas linhas 211 Colina Verde, 374 Hugo Lange e 343 Paraíso a partir desta quarta-feira (14/7). Além da mudança no trajeto, a partir de sábado (17/7) as linhas Colina Verde e Hugo Lange passam a fazer integração na nova estação-tubo Fagundes Varela.


Pela nova estação, os passageiros poderão fazer uma integração inédita com a região Sul da cidade, com acesso aos terminais do Pinheirinho, Capão Raso, e Portão


Mudança viária

Alguns ajustes viários foram necessários para o início da operação do novo trecho da Linha Verde, como a liberação dos semáforos que circundam a estação Fagundes Varela e o desligamento do semáforo no cruzamento da Rua Ingabaú com a Linha Verde. Estas alterações estão sendo feitas pela Setran.


211 Colina Verde

A linha alimentadora Colina Verde é a que terá maior mudança e passa a ser uma opção mais rápida para o deslocamento dos moradores do Bairro Alto para a região Sul da cidade. A linha, que transporta cerca de 1,7 mil pessoas em dias úteis, ganha mais 3,5 km de extensão e nove novos pontos de parada no trecho ampliado, no Bairro Alto.


O alimentador Colina Verde tem mudança em ambos os sentidos e passa a circular pelas ruas Mercedes Seiler Rocha, Gustavo Ratman e Fagundes Varela seguindo até a Linha Verde, onde acessa a estação-tubo Fagundes Varela, sentido Atuba. Segue pela marginal da Linha Verde, avenida Caviúna e retorna para a Linha Verde até acessar as ruas Adílio Ramos, Rio Tietê, Epaminondas Santos, Rio Jaguaribe, José de Oliveira Franco, Avenida da Integração, Alberto Breowicz e José Fernandes Maldonado. Dessa rua, segue novamente para a Linha Verde onde acessa a estação-tubo Fagundes Varela sentido Atuba e segue para Rua Mercedes Seiler Rocha, retornando o itinerário oficial, sentido Cabral.


374 Hugo Lange

A linha troncal 374 Hugo Lange também terá alteração, passando a circular pela Rua Fagundes Varela até a Linha Verde, onde acessa a estação-tubo Fagundes Varela sentido Atuba. Segue então pela Rua Bento Ribeiro e acessa seu itinerário oficial na Avenida da Integração sentido Bairro Alto.


No sentido centro, a linha passa a circular pela Avenida da Integração acessando as Ruas Alberto Breowicz e José Fernandes Maldonado, seguindo até a Linha Verde onde acessa a Estação Fagundes Varela seguindo para as Ruas Mercedes Seiler Rocha e Gustavo Ratman e retornando para seu itinerário oficial na Rua Fagundes Varela.


343 Paraíso

A linha 343-Paraíso passa a ter itinerário circular passando pelas ruas Mucuri, Adílio Ramos e Rio Tietê, retornando ao seu itinerário oficial na Rua Epaminondas Santos, sentido terminal Bairro Alto. O ponto final, localizado na Rua Adílio Ramos, será substituído por um balizador – ponto que serve de parâmetro de horário - na Rua Rio Tietê.


A Urbs colocou cartazes explicativos nos ônibus sobre as alterações. A empresa, que gerencia o transporte coletivo na capital, informa que vai avaliar o andamento das linhas com os novos itinerários e poderá fazer ajustes, se necessários, ao longo das próximas semanas.

Últimas Notícias