top of page

Nova PPP inicia operação de sistemas de esgoto no Norte do Estado

  • admjornale
  • há 12 horas
  • 3 min de leitura

09/05/2025



A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Ambiental Paraná iniciam na próxima terça-feira (13), na prática, a Parceria-Público-Privada (PPP) que vai ampliar o atendimento com coleta e tratamento de esgoto no Estado. Treze dos 36 municípios da região Centro-Leste, que formam o lote 1 das PPPs da Sanepar, terão os sistemas de esgotamento sanitário operacionalizados pela parceira.


São cidades que já têm estrutura de coleta e tratamento. A Ambiental, sob a supervisão e fiscalização da Sanepar, fará a operação e manutenção da rede e dos equipamentos como elevatórias e estações de tratamento de esgoto.


“Sem dúvida, as PPPs são um marco para a história do Paraná. Com este modelo de contrato, vamos avançar cada vez mais para atingir a universalização do saneamento no Estado. As PPPs vão nos permitir levar soluções para os municípios menores e maximizar os esforços para melhorar as estruturas onde já atendemos”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.


Um dos municípios contemplados nesta parceria e que terá a equipe da Ambiental nas ruas a partir da próxima semana é São Pedro do Ivaí, no Vale do Ivaí. O prefeito Rildo Camargo recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (8), representantes dos parceiros para explicar como a prestação de serviço será feita.


A reunião foi conduzida pelo gerente de Parcerias Público-Privadas Nordeste da Sanepar, Fernando Norio. Ele lembrou que o contrato de PPP é algo inovador e inédito na região. “Esse contrato foi elaborado pela Sanepar com o intuito de garantir que ocorra a universalização do saneamento nos prazos necessários, previstos pelo governo”, pontua.


O prefeito avalia que deve haver um importante avanço para o saneamento básico do município a partir desta parceria. Isso porque estão previstas obras que ampliarão o atendimento com rede coletora de esgoto no município, dos atuais 58% para 80%, em 2028, e 90%, em 2033. “Valorizando a nossa cidade, com qualidade de vida e uma saúde pública de excelente qualidade”, destaca. A ampliação do sistema abrangerá ainda o distrito de Marisa.


Fernando Norio diz que, a exemplo do encontro em São Pedro do Ivaí, os prefeitos dos municípios contemplados pelas PPPs têm amplo acesso aos valores, prazos e metas a serem atendidas no contrato. O gerente esclarece que as atividades inerentes ao abastecimento público de água de todos os municípios continuarão com execução e gestão total da Sanepar.


MUNICÍPIOS – Além de São Pedro do Ivaí, a Ambiental inicia a prestação de serviços na operação dos sistemas de esgotamento sanitário de Cruz Machado, General Carneiro, Ibaiti, Jaboti, Jardim Alegre, Palmital, Pinhalão, Pinhão, Pitanga, Ribeirão do Pinhal, Teixeira Soares e Turvo.


Os demais municípios do lote 1 das PPPs da Sanepar, onde obras estão sendo planejados para a implantação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto são: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cafeara, Campina do Simão, Congonhinhas, Cruzmaltina, Espigão Alto do Iguaçu, Fernandes Pinheiro, Foz do Jordão, Goioxim, Grandes Rios, Guaraci, Itaguajé, Lupionópolis, Marquinho, Nova Tebas, Porto Vitória, Rancho Alegre, Rio Branco do Ivaí, Sabáudia, Santa Amélia e Santa Maria do Oeste.


AVANÇOS – O contrato da PPP da microrregião Centro-Leste foi assinado em janeiro de 2025 e propõe soluções em obras e na operação das unidades dos sistemas de esgotamento sanitário já existentes nos municípios atendidos pela Sanepar.


O modelo visa agilizar a universalização do saneamento na região, encurtando prazos para contratações de obras e melhorias, visando cumprir a legislação vigente. Dentro lote 1, a previsão é a de que cerca de 220 mil pessoas serão atendidas com coleta e tratamento de esgoto até 2033, prazo do marco legal do saneamento.


PRESENÇA  Também participaram da reunião em São Pedro do Ivaí, o gerente regional da Sanepar em Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi; a gerente comercial da Região Nordeste, Evelise Kluk, e o engenheiro Rômulo Hegeto, fiscal do contrato da PPP Centro-Leste. Pela Ambiental Paraná, participaram a diretora de Relações Institucionais, Priscilla Brunetta; a gerente de Operações, Nicole Fernandes, e o coordenador de Engenharia, Gabriel Franco. Estava presente, ainda, o vice-prefeito Elço Mario Fabiano.


Foto: Sanepar

Comments


Últimas Notícias

bottom of page