top of page

Multinacional japonesa de diagnóstico anuncia nova planta em São José dos Pinhais

  • admjornale
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

26/05/2025



A multinacional japonesa Sysmex, líder global em hematologia e diagnóstico in vitro, vai implantar uma nova sede em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para ampliar a produção no Estado. O governador em exercício Darci Piana participou, nesta segunda-feira (26), do lançamento da pedra fundamental da nova planta, que será construída em um terreno de 52,3 mil metros quadrados onde também vai funcionar um centro de distribuição.


A previsão é de que a construção da unidade inicie até o final do ano e a produção deve começar no primeiro semestre de 2027. Fundada nos anos 1970 em Kobe, no Japão, a Sysmex veio ao Paraná em 2000, quando se instalou no parque do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), na Cidade Industrial de Curitiba.


Em 2005, a empresa se instalou em São José dos Pinhais, iniciando a produção com 60 mil caixas de testes de diagnóstico in vitro, volume que aumentou para 1 milhão de caixas atualmente e que deve crescer ainda mais com a ampliação.


Piana ressaltou que a presença da Sysmex no Estado é fruto do acordo de irmandade entro o Paraná e a província japonesa de Hyogo, onde fica a matriz da companhia, que perdura há mais de 50 anos. “Graças a essa parceria, muitas empresas japonesas vieram para o Paraná, incluindo a Sysmax e, mais recentemente, a Nissin, que está construindo uma unidade em Ponta Grossa”, destacou.


“Ficamos muito felizes com essa ampliação, que demonstra que o Estado está crescendo e leva a sério a sua responsabilidade com a atração de investimentos. A ampliação da presença da Sysmex no Paraná dá prestígio e incentiva os empresários a virem aqui produzir, ajudar o nosso Estado a crescer e gerar empregos aos paranaenses”, ressaltou o governador em exercício.


“Esta ampliação vem reafirmar São José dos Pinhais como um grande polo industrial. A empresa está aqui desde 2005, agora lança a pedra fundamental para a construção dessa nova unidade”, afirmou a prefeita Nina Singer. “Isso demonstra o que o Governo do Estado vem fazendo por São José dos Pinhais, atraindo e fortalecendo as nossas empresas, o que gera mais empregos para a nossa cidade, aumenta a arrecadação e ajudar a melhorar a vida do cidadão”.


NOVA UNIDADE – O local onde será construída a nova planta está a apenas seis quilômetros da atual fábrica, que opera em um imóvel alugado, também em São José dos Pinhais. A nova localização também mantém a proximidade com o aeroporto e o porto, permitindo atender de forma eficiente à crescente base de clientes na América Latina e nos Estados Unidos.


“Nosso forte hoje no Brasil é a fabricação de itens para hematologia e urinálise. Estamos em franca expansão do nosso negócio, por isso estamos saindo de uma planta que tem, em média, 2 mil metros quadrados de área para essa nova construção, de 16 mil metros quadrados”, explicou a diretora de operações da Sysmex América Latina, Samira Faret.


“Fomos muito bem-sucedidos na escolha do local, estamos aqui desde 2005, e vamos permanecer. Essa ampliação representa o compromisso da Sysmex com o desenvolvimento local e com um plano de longo prazo de firmar raízes no Brasil, atendendo os mercados dos Estados Unidos e da América Latina”, ressaltou Samira. “Temos previsão de aumentar entre 50% e 60% a produção e adquirimos um terreno que permite ampliar ainda mais as instalações, para continuar a expansão”.


A nova unidade da Sysmex America será planejada e construída para operar de forma eficiente, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O local vai oferecer um ambiente de trabalho moderno para os colaboradores e vai incorporar tecnologia de ponta, com sistemas avançados de armazenamento, transporte, distribuição e recursos de cross-docking, sistema logístico que otimiza o fluxo de mercadorias, minimizando o tempo de armazenamento no centro de distribuição.


PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani; o diretor Executivo Sênior e diretor-geral Sênior da Sysmex Japão, Iwane Matsui; o diretor Executivo da Sysmex Japão, Kinya Uchihashi; diretor Executivo Sênior da Sysmex Japão, Mitsuhisa Kanagawa; o vice-presidente Executivo da Sysmex Japão, Shinjirou Akamatsu; o diretor Executivo Sênior da Sysmex América na área de Vendas e Marketing, Jeff Holmstrom; e o vice-presidente de Operações da Sysmex América, Stanley Rolon.


Foto: Ari Dias/AEN

Comments


Últimas Notícias

bottom of page