04/12/2021
Ele sofria de Alzheimer e estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças
O ex-prefeito de Curitiba Saul Raiz morreu, na noite desta sexta-feira (3), aos 91 anos. De acordo com amigos da família, ele sofria de Alzheimer e estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças.
Saul Raiz administrou a cidade de 1975 a 1979, entre duas gestões de Jaime Lerner. Ele era engenheiro formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Carreira
Saul Raiz entrou na vida pública, em 1950, como topógrafo da Prefeitura de Curitiba. Em 1952, se tornou engenheiro da Prefeitura, tendo chefiado a área de Urbanismo na gestão de Ney Braga (1954-1958). Criado a Lei de Zoneamento da capital. É dele também o projeto do Mercado Municipal de Curitiba, inaugurado em 1958.
“Eu vivi intensamente a Prefeitura de Curitiba. A cidade era pequena, conhecíamos todas as ruas”, disse Saul Raiz em entrevista ao Programa Memória Paranaense em 1988.
Em 1960, comandou a campanha eleitoral do candidato Ney Braga ao Governo do Estado. Em 1961, Saul foi nomeado diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), entre suas obras está a Rodovia do Café, que liga Apucarana a Paranaguá, passando por Ponta Grossa.
“Eu fui chamado com a missão de unificar o Paraná, ligar Curitiba a Ponta Grossa e Apucarana a Londrina”, contou ele ao Programa Memória.
댓글