top of page

Morre de câncer O.J Simpson, polêmico ex-jogador da NFL

11/04/2024

Americano foi jogador de sucesso, ator de Hollywood e condenado a 33 anos de prisão



A família de O.J Simpson anunciou nas redes sociais a morte do ex-jogador da NFL aos 76 anos. Vítima de um câncer de próstata com o qual lutava há cerca de um ano, ele faleceu na noite desta quarta-feira (10) em sua casa na cidade de Las Vegas, no estado americano de Nevada.

 

Em maio de 2023, Simpson havia anunciado o diagnóstico e chegou a mencionar ter sido curado após submeter-se a quimioterapia. Nos últimos meses, porém, teve internações frequentes no hospital em decorrência da evolução da doença.

 

- No dia 10 de abril, o nosso pai, Orenthal James Simpson, sucumbiu à sua batalha contra o câncer. Ele estava cercado por seus filhos e netos. Durante este período de transição, a família dele pede que vocês respeitem seus desejos de privacidade e graça - diz o comunicado da família do ex-jogador.

 

Nascido em São Francisco no estado da Califórnia em 9 de julho de 1947, Orenthal James Simpson atuou pela Universidade do Sul da Califórnia como running back e foi selecionado no draft da NFL de 1969 pelo Buffalo Bills. Ao todo, foram 11 temporadas na liga, passando também pelo San Francisco 49ers.

 

Ele atuou até 1979 e, em 1985, foi eleito para o Hall da Fama do futebol americano. Até hoje, o ex-jogador é o único profissional da história da liga a percorrer mais de 200 jardas em seis jogos. Fora dos campos, Simpson também foi comentarista esportivo.

 

No entanto, suas polêmicas fora dos campos ganharam mais visibilidade nas décadas seguintes. Simpson foi acusado e julgado em Los Angeles na Califórnia pelo assassinato de sua ex-esposa Nicole Brown e o amigo dela, Ronald Goldman. Ambos foram mortos por facadas do lado de fora da casa do atleta, no bairro de Brentwood.

 

O "julgamento do século" ganhou grande notoriedade na mídia, embora o ex-jogador tenha sido absolvido de todas as acusações. O processo chegou a inspirar uma série de televisão ganhadora do Globo de Ouro e do Emmy.

 

O julgamento também ganhou grande comoção pública pela conotação racial da época; a polícia e a justiça de Los Angeles já haviam protagonizado casos de violência contra pessoas negras anteriormente. Por essa razão, arte da população negra dos EUA considerava O.J Simpson inocente.

 

Embora tenha sido inocentado pela justiça da Califórnia, Simpson foi condenado por um processo cívil e teve que pagar, em 1997, 33,5 milhões de dólares (hoje, equivalentes a R$ 170 milhões) por danos morais para as famílias das duas vítimas.

 

Anos depois, em 2007, ele foi detido por assalto a mão armada e sequestro em um cassino de Las Vegas, no estado americano de Nevada. Apesar de ter justificado o ato como uma tentativa de recuperar seus itens dos tempos da NFL, Simpson foi condenado a 33 anos de prisão. Em 2017, após nove anos de regime fechado e com 70 anos de idade, recebeu liberdade condicional.

Últimas Notícias

bottom of page