Kits de robótica são entregues para crianças acolhidas no Abrigo UAI III em São José dos Pinhais
- admjornale
- há 1 dia
- 2 min de leitura
31/07/2025

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio das secretarias de Inovação, Modernização e Transformação Digital (Simot) e de Assistência Social (Semas), realizou a entrega de dez kits de robótica, fornecidos pela startup VieTech, ao Abrigo Municipal de Passagem UAI III, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A startup são-joseense VieTech, vencedora da 6ª edição do Rocket da RPC, também entregou apostilas e materiais didáticos voltados ao ensino de robótica. A iniciativa busca estimular o raciocínio lógico, a criatividade e o interesse por tecnologia entre os acolhidos, ampliando seus horizontes de futuro.
De acordo com o secretário da Simot, Rafael Rueda Mulhmann, a iniciativa leva oportunidades de aprendizado e inclusão digital para meninas e meninos que enfrentam desafios diários.
“Ao oferecer esses materiais, queremos despertar talentos e mostrar que inovação também é instrumento de transformação social”, afirma Mulhmann.
O secretário de Assistência Social, Abílio Alves, ressaltou a importância da ação dentro do acolhimento institucional.
“Quando investimos em ações como essa, mostramos às nossas crianças que elas também têm vez no futuro. A tecnologia pode e deve ser uma aliada na superação das desigualdades”, ressaltou o secretário.
A ação está alinhada à Lei Municipal de Inovação e Tecnologia, sancionada em 2025, que estabelece diretrizes para o fomento ao ecossistema de inovação em São José dos Pinhais, incluindo o incentivo a startups, criação de incubadoras e programas de impacto social.
Sobre os kits de robótica
Cada kit de robótica é formado por componentes como sensor de temperatura, LEDs coloridos, chave táctil, chave Phillips, resistores, entre outros.
“Esse é o nosso kit chamado ‘Circuitos da Vida’. Ele vem com componentes eletrônicos, aulas gravadas e apostilas para ensinar projetos de eletrônica aos alunos. Cada projeto é contextualizado com um tema do dia a dia: intensidade de luz, energia solar, musicalidade, etc.”, explica a fundadora da VieTech, Caroline Zanata Pereira.
Com acesso às aulas gravadas, os alunos aprendem a realizar desde tarefas simples, como acender e piscar um LED, até entender melhor sensores de luz, displays e células solares. Ao todo, são 30 aulas disponíveis, com avaliações ao final de cada módulo.
2ª Olimpíada de Tecnologia e Inovação de São José dos Pinhais
Além da entrega dos kits, a startup VieTech está com inscrições abertas para a 2ª Olimpíada de Tecnologia e Inovação de São José dos Pinhais, que será realizada no dia 4 de outubro, no Ginásio Max Rosenmann.
O evento, apoiado pela Prefeitura de São Jóse dos Pinhais, é gratuito e voltado a estudantes a partir dos 7 anos até o nível universitário, com foco em projetos que envolvam tecnologia, criatividade e impacto social.
Foto: Divulgação
Comments