top of page

Itaipu 51 anos: a energia de um legado extraordinário!

  • mmjornale
  • 20 de mai.
  • 2 min de leitura

20/05/2025


Durante todo o mês de maio de 2025, o Almanaque Futuro celebra os 51 anos da Itaipu Binacional com a publicação de um Suplemento Especial sobre o legado da maior hidrelétrica em geração acumulada do planeta e, sobretudo, projeta o papel estratégico da usina num futuro que já começou



Almanaque Futuro – Exclusivo


Todo o conteúdo, elaborado com curadoria criteriosa e linguagem acessível, está disponível em formato PDF para leitura na versão desktop do portal Almanaque Futuro e também será apresentado aos poucos, em postagens sequenciais entre os dias 15, 16 e 17 de maio, período de comemorações. Ao longo da paginação, os leitores encontrarão uma narrativa que combina informação histórica, dados atualizados, análises críticas, imagens marcantes e curiosidades pouco conhecidas, para mostrar por que Itaipu continua sendo uma referência mundial.


A edição foi concebida sob o lema “Um passo além do primeiro meio século”, propondo um olhar atento não apenas para o passado glorioso, mas para os novos desafios em inovação, sustentabilidade, gestão da água e integração regional.


Uma usina, muitos temas


A cronologia da construção é apresentada desde os anos 1960, quando surgiu a necessidade de garantir a segurança energética do Brasil e do Paraguai, passando pela assinatura do Tratado de Itaipu, em 1973, até os grandes marcos de engenharia e acordos bilaterais. O portal Almanaque Futuro abriu a série com uma base histórica publicada em novembro de 2024. Onde os leitores percorrem conteúdos sobre a engenharia de ponta da barragem, a transformação da região trinacional e os impactos ambientais e sociais.


O compromisso atual com a modicidade tarifária, tema abordado em duas páginas complementares que desmistificam mitos sobre os custos da energia gerada por Itaipu. Projetos socioambientais e ações voltadas à agricultura familiar, à preservação da água e à inovação tecnológica também são destaque. O suplemento apresenta ainda o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) como vetor de pesquisa e inovação, especialmente na transição energética.


Um presente que honra o futuro


A edição também conta com reportagens sobre o legado invisível de Itaipu: os investimentos em infraestrutura, a integração com universidades, o apoio à cultura e o fortalecimento do turismo sustentável na região da tríplice fronteira.


Itaipu 51 anos é mais do que uma comemoração: é um convite à reflexão sobre o futuro das grandes obras públicas, o uso inteligente dos recursos naturais e a necessidade de inovação constante para garantir desenvolvimento com equilíbrio.


Com esse especial, o Almanaque Futuro presta uma homenagem à engenharia, à diplomacia e à cooperação entre povos — e convida todos a conhecer, página a página, a força de um legado que continua gerando muito mais do que energia.


Leia aqui a edição em PDF comemorativa aos 51 Anos de Itaipu Binacional.


Leia Também, a edição histórica realizada em novembro de 2024. Os dois volumes se completam, com informações, depoimentos e os fatos de destaque em meio século da gigante Itaipu!


Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

 

Commenti


Últimas Notícias

bottom of page