Imap reforça formação de excelência em Curitiba com início de três novas turmas de pós-graduação
- admjornale
- há 1 dia
- 2 min de leitura
23/05/2025

O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) realizou a aula inaugural das novas turmas dos cursos de pós-graduação Lato Sensu oferecidos aos servidores públicos e à comunidade pela Prefeitura de Curitiba. O evento ocorreu no auditório do Edifício Delta, no Alto da Glória, na noite de quinta-feira (22/5).
“O Imap faz esse trabalho de formação de profissionais desde 2017, quando fomos certificados pelo Ministério da Educação como centro formador na área de administração pública. É uma história de oportunidades para crescimento e desenvolvimento”, declarou Beatriz Battistella, presidente do Imap, na abertura da aula inaugural.
As novas turmas são dos cursos Gestão de Cidades Inteligentes, com 30 vagas; Administração Pública, também com 30 vagas; e Liderança e Gestão de Equipes na Administração Pública, com 35 vagas. Todos os cursos não têm custo para os alunos e a duração média é de 18 meses.
Ao todo, 650 alunos já se matricularam nos cursos de pós-graduação do Imap. Com a abertura de três novas turmas, nove estão ativas atualmente. São 63 professores e 100% do corpo docente é composto por profissionais com titulação de pós-graduação, sendo que 95,2% dos docentes possuem pós-graduação Stricto Sensu e 4,7% Lato Sensu.
“É o comprometimento que nós, servidores, temos com a gestão pública e com a vontade de fazer cada vez mais e melhor, contribuir para uma sociedade cada vez mais justa. Temos orgulho do nosso corpo docente, mas principalmente da qualidade dos nossos alunos”, comentou Cintia Ribas, diretora da Escola de Administração Pública (EAP) do órgão.
A aula inaugural foi dada pelo professor David Forli Inocente, formado em Direito, com mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). No encontro com a nova leva de estudantes, que lotou o auditório, Inocente apresentou a palestra “Aprendizagem & carreira – uma reflexão para você aproveitar seu curso”.
“É raro ver um investimento consistente como o Imap vem fazendo. É assim que se evolui. Você pode ter a melhor estrutura, mas se não tiver as pessoas treinadas, não é o suficiente. É importante esse desenvolvimento na educação e conectar tudo isso com a vida das pessoas e o cenário das cidades”, avaliou o professor.
Alguns alunos já estão participando pela segunda vez dos treinamentos oferecidos pelo IMAP. A previsão é de que novas vagas sejam abertas no segundo semestre, com oportunidades tanto para servidores quanto para a comunidade em geral. Devido à alta procura, os cursos contam com processo seletivo para preenchimento das turmas.
“Estou muito animado em voltar para a sala de aula. Assumi um cargo de gerência e acredito que será muito proveitoso para a nova posição que ocupo, quero ter mais ferramentas para me desenvolver no trabalho e na minha carreira”, disse Maikel Fogaça, que é servidor público do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Foto: Hully Paiva/SECOM
Comments