Foz prepara o maior Make Music da história; evento mundial da música será dia 21 de junho
- admjornale
- há 1 dia
- 3 min de leitura
27/05/2025

Programação inclui bandas da Venezuela, Argentina, Paraguai, Curitiba, Cascavel e Foz do Iguaçu; “Vamos nos juntar novamente ao mundo nesta celebração global”, diz coordenação do evento
A Comissão Organizadora prepara para este ano o maior Make Music Day da história de Foz do Iguaçu. O dia da celebração anual musical terá atrações espalhadas em todas as regiões do município, incluindo os principais pontos turísticos como as Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional, Marco das 3 Fronteiras, Mercado Municipal do Barrageiro, escolas da rede pública e privada, entre outros. “Vamos irradiar para o mundo o que tem de melhor neste caldeirão étnico-cultural que é a tríplice fronteira”, diz o produtor cultural e coordenador Giovani Benites Fagundes.
O Make Music Day surgiu na França, em 1982, com a Fête de la Musique (Festa da Música, em tradução livre). A ideia era criar um dia em que a música ao vivo gratuita estivesse disponível em todos os lugares, de forma inclusiva. A celebração se espalhou e hoje ocorre em mais de 2.000 cidades em 120 países. Em Foz do Iguaçu, teve início em 2023 envolvendo a participação de escolas, músicos locais e internacionais, com apresentações em pelo menos 50 locais e participação de diferentes grupos e artistas.
“No dia 21 de junho, vamos nos juntar novamente ao mundo nesta celebração global que transforma cidades em palcos para performances musicais”, comemora Giovani Fagundes. As apresentações são ecléticas, ressalta o coordenador, destacando estilos musicais como MPB, Jazz, Blues, Rock, Thrash, Black Metal, Punk Rock/HC, Samba, Hip Hop, música árabe, polca paraguaia, música infantil e de circo, chinesa, tango argentino, sertaneja, DJs e mais
Punk e Metal da América do Sul
Uma das novidades do Make Music 2025 será a presença de bandas renomadas de dois estilos consagrados no underground mundial. “Neste ano, o rock latino vai invadir o Teatro Barracão, um dos palcos que vai receber parte da programação do evento. Teremos atrações de quatro diferentes países, além do Brasil, da Venezuela, da Argentina e do Paraguai”, explicou Giovani Fagundes.
A lista de atrações inclui as bandas Osmodeuz da Venezuela, Lobo del Hombre da Argentina e Extreme Rage e Iryvu, ambas do Paraguai, além dos brasileiros da Embrio de Cascavel (PR) e Kaos Distinto de Foz do Iguaçu. “A sonoridade do metal, do punk rock e hardcore vai tomar conta da tríplice fronteira em uma tarde de resistência sonora”, completou o coordenador. A programação no teatro começa às 16h do dia 21 e terá entrada franca.
A venezuelana Osmodeuz chega a Foz do Iguaçu como parte de sua turnê internacional, que passa por cinco países: Venezuela, Colômbia, Brasil, Argentina e Paraguai. A Embrio, com mais de duas décadas de carreira e oito discos lançados, traz sua nova turnê com o álbum Stillborn Six.
O Teatro Barracão está localizado na Avenida República Argentina, 4073. Mais informações no site makemusic.org.br. O Make Musik Day 2025 em Foz do Iguaçu é realizado pelo Coletivo Cultural (CUFI) em conjunto com a RPC TV, Itai e Fundação Cultural.
Programação do Make Music Day 2025 em Foz do Iguaçu
Teatro barracão: 16 horas
Osmodeuz Venezuela
Lobo del hombre Argentina.
Iryvu Paraguai
Embrio Brasil
Kaos distinto Brasil
Extreme rage Paraguay
Kondor pictus Argentina
Mercado Público Barrageiro: 17 horas
Hillbilly Rawhide (Curitiba)
Jazzguarete (Foz do Iguaçu)
Relespublica (Curitiba)
Reação Química (Foz do Iguaçu)
Estúdio Polentex: 15 horas
Conexão fronteira
Banda Equalize
Andre Lacerda
Jhonny Studio Bar: 10h30
The Guardian
Destrave social
Aldeia Tekoha Arapy: 10 horas
Coral Tekoha Arapy
Grupo de Yoga: 16 horas
Professora Isel (Morada do sol )
Itaipu Binacional: 10h30
Grupo Jazztaipu
Marco das 3 fronteiras: 20 horas
Apresentações internacionais de dança
Cataratas do Iguaçu: 9h30
Capillas Musicales de Misiones (Argentina), grupo fundado em 1622
Projeto Foz Fazendo Arte
100 crianças do projeto
Música com os professores
Auditório do Colégio Estadual Monsenhor Guilherme
Fundação Cultural: 17 horas
Acústicos local
Hip Hop
CMEIs de Foz do Iguaçu: Períodos da manhã e tarde
Professores e crianças
Violão e voz
Foto legenda
Cartaz do Make Music de Foz do Iguaçu, no próximo dia 21 de junho
Foto: Divulgação/Reprodução
Comments